Penteados dos roqueiros da década de 1970

Escrito por michael brent | Traduzido por larissa neubern
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Penteados dos roqueiros da década de 1970
O ex-cantor Robert Plant do Led Zeppelin era -- e é -- conhecido por seus tufos de cabelo compridos e luxuosos (Dave Hogan/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Os Beatles que escandalizaram a sociedade educada em meados da década de 1960 foram uma lembrança distante da década de 1970, quando até empresários de meia idade deixaram seus cabelos crescerem. Durante essa década, o cabelo das estrelas masculinas do rock foram sempre mais compridos e mais exuberantes do que de suas fãs femininas. Os penteados dos roqueiros dos anos 70 evoluíram significantemente conforme a década avançou, variando de corte desfiado preferido por muitos roqueiros até a aparência iconoclasta glam de David Bowie -- até os estilos mais curtos e extremos do movimento punk.

Outras pessoas estão lendo

Cabelo de estrela do rock

Toda grande estrela do rock da década de 1970 teve cabelo comprido e abundante, embora estilos específicos tenham variado significantemente. Assim como a música evoluiu durante essa década, também evoluíram as roupas e os penteados dos artistas que a produziram. Entre os feitos mais notáveis da década estão a juba comprida e encaracolada de Robert Plant da banda Led Zeppelin; o corte "galo" espetado de Rod Stewart e do guitarrista dos Rollinng Stones Keith Richards; e o estilo abundante e encaracolado em camadas usado por Steven Tyler do Aerosmith.

O desfiado

Embora seja difícil apontar quando o estilo apareceu pela primeira vez, o site "Hair Content" afirma que o cabeleireiro de Manhattan John Sahag originou o corte desfiado no final da década de 1960. Esse estilo é caracterizado pelo cabelo comprido, tanto liso quanto ondulado, cortado em camadas abundantes e volumosas, com mais camadas no topo da cabeça e diminuindo nas extremidades. O desfiado, em diferentes variações e permutações, enfeitou as cabeças dos roqueiros dos anos 70 como Ozzy Osbourne, Bon Scott do AC/DC, Alice Cooper e todos os quatro membros da banda KISS.

David Bowie

David Bowie esteve na vanguarda do movimento glam rock no início da década de 1970, e sua habilidade camaleônica de se reinventar continuamente ao longo do resto dessa década foi evidente em suas mudanças constantes de penteados. Durante a era glam, Bowie foi mais identificado com o seu personagem Ziggy Stardust, caracterizado pelo seu cabelo pintado metade de laranja brilhante e com um corte unissex que era longo nas costas, estendendo de lado sobre as orelhas e cortado significantemente mais curto na frente e em cima. O corte "Ziggy" de Bowie foi muito imitado pelos adolescentes britânicos. Ele próprio disse que a inspiração para o corte de cabelo veio da combinação de elementos de três penteados femininos diferentes de revistas de moda.

Punk

Uma reação direta ao excesso autoindulgente que começou a permear a música rock nos meados da década de 1970, o movimento punk ofereceu uma estética mais severa e perigosa. Isso ficou evidente na música afiada de bandas como The Clash e Sex Pistols, e na moda punk, na qual roupas rasgadas estrategicamente eram remontadas com alfinetes. Penteados punk eram tipicamente curtos e espetados, caracterizados pelos cabelos de Sid Vicious e Johnny Rotten do Sex Pistols. Moicanos espetados (nos quais uma tira de cabelo permanecia no meio de uma cabeça raspada dos lados) também foram populares, e o cabelo era frequentemente tingido de cores ultrajantes como rosa fluorescente ou verde neon.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível