Mais
×

Como pentear cabelo afro com pente quente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os pentes quentes são feitos de metal e preaquecidos para serem usados no alisamento de cabelo crespo, encaracolado ou ondulado. Eles são tipicamente usados por mulheres de descendência afro-americana como um alternativa ao relaxamento. O pente quente mais utilizado pode ser aquecido no fogão mas, hoje em dia, já há a fabricação de pentes elétricos. Utilizar esse objeto requer preparação e cuidado para garantir que o cabelo não se queime ou seja danificado. Aqui está uma técnica para ajudá-la a pentear seu cabelo afro com um pente quente.

Instruções

Aprenda a pentear seu cabelo afro com um pente quente (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Lave seu cabelo com um xampu hidratante para eliminar qualquer acúmulo de sujeira.

  2. Aplique um condicionador, também hidratante, e deixe agir por 15 minutos. Enxágue bem. Esse processo dá mais hidratação ao cabelo e reduz o frizz.

  3. Use um secador ou deixe o cabelo secar naturalmente.

  4. Aplique uma quantidade generosa de seu óleo ou creme para cabelo favorito. Considere usar manteiga de karité, óleo de coco ou creme de bergamota para hidratar e impedir a quebra dos fios.

  5. Divida seu cabelo em ao menos quatro partes, prendendo cada uma com clips ou elásticos. Aquelas pessoas com cabelo mais curto podem precisar de mais divisões.

  6. Pegue uma seção e penteie bem com um pente largo para remover qualquer embaraço. Isso permite que o pente quente passe através dos fios mais facilmente.

  7. Reparta a seção penteada em três mechas menores. Deixe a seção inferior livre e prenda as outras duas.

  8. Coloque o pente sobre a boca do fogão, em fogo médio. Deixe por aproximadamente 30 segundos ou até que esteja quente o suficiente, mas não produzindo fumaça.

  9. Retire o pente do fogo e passe por um pedaço de papel toalha para verificar a temperatura. Se o pente queimar o papel, deixe-o esfriar por alguns segundos.

  10. Aplique o pente à pequena mecha de cabelo. Comece pela ponta e vá subindo. Tome cuidado para não queimar o couro cabeludo.

  11. Aqueça, teste e aplique o pente novamente até que você tenha alisado a mecha por completo. Em seguida, vá para outra mecha até que o cabelo esteja completamente liso.

Dicas

  • Evite molhar seu cabelo após o uso do pente quente, pois os fios ficarão crespos novamente.
  • Ao utilizar um pente elétrico, siga os passos acima, apenas excluindo o oito e o nove. Cada marca possui suas características, portanto, siga as instruções do fabricante para determinar por quanto tempo você deve deixar o pente esquentar.

Aviso

  • Evite usar o método do pente quente em crianças de cabelo frágil, pois ele pode queimar.
  • Nunca deixe o pente quente em contato com o seu cabelo por mais de três segundos por vez.

O que você precisa

  • Xampu
  • Condicionador
  • Óleo ou creme para cabelos
  • Elásticos ou clips para cabelo
  • Pente largo
  • Papel toalha
  • Pente quente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article