Pequenas coisas fazem a diferença na hora de redecorar sua casa

Escrito por claire harlin | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Pequenas mudanças trazem grandes resultados

Pequenas coisas fazem a diferença na hora de redecorar sua casa
Pequenas mudanças, como acrescentar uma planta e almofadas ao sofá, têm impacto imediato (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

"Eu cheguei e ajudei a dar uma aparência nova e vibrante à sala, e nós mudamos apenas algumas pequenas coisas."

— Evelyn Benatar, designer de interiores de Nova Iorque

Algumas vezes são as pequenas coisas que mais importam; especialmente quando o assunto é decorar e atualizar sua casa. Mesmo em uma grande renovação, frequentemente são os pequenos toques finais que fazem toda a diferença, e eles são os acessórios que podem ser facilmente trocados para combinar com o que está na moda. Então, por que não esquecer os projetos maiores e ver se algumas mudanças baratas podem energizar e modernizar sua casa? Os maiores truques do mercado podem, na verdade, incluir os menores passos, e isso quer dizer mais do que uma simples troca de almofadas. Tudo o que você pode precisar é um dia livre e alguns reais para fazer grandes coisas acontecerem em sua casa.

Pense pequeno

Mesmo que a designer de interiores de Nova Iorque, Evelyn Benatar, seja mais conhecida por suas grandes vistorias de design, ela diz que um de seus projetos mais memoráveis foi um no qual empregou pequenas mudanças para obter grandes resultados. A cliente era uma professora, uma mulher solteira, com seus 40 anos de idade, que morava sozinha em um apartamento urbano. Ela amava o lugar, mas precisava de uma mudança de cenário.

"Ela estava cansada da maneira com que estava vivendo em sua sala de estar", disse Benatar, que participou de várias publicações de design de interiores.

A cliente havia comprado um sofá novo, mas entrou em contato com Benatar quando percebeu que a sala ainda precisava de alguma coisa -- ela só não sabia o quê. E, nesse caso de incerteza, é melhor começar com pequenas mudanças.

"Eu cheguei e ajudei a dar uma aparência nova e vibrante à sala, e nós mudamos apenas algumas pequenas coisas", disse Benatar.

Comece com arte

Pequenas coisas fazem a diferença na hora de redecorar sua casa
Fotos pessoais e artísticas de arquitetura, como essa da ponte do Brooklyn, podem ser usadas como arte em sua casa (Comstock/Comstock/Getty Images)

A maioria das pessoas não tem uma coleção grande o suficiente de arte para alternar, e esse é um dos motivos pelos quais muitos designers irão lhe dizer que a fotografia está tomando o lugar das pinturas em casa.

Você pode utilizar suas próprias fotos originais na decoração de sua casa e, para deixar isso mais fácil, várias empresas podem revelar as fotos e imprimi-las em telas por uma fração do que custaria comprar uma pintura acrílica ou à óleo original.

Benatar, por exemplo, tem incluído algumas das fotos de seu filho em seus designs de interiores. Ele fotografou a arquitetura intrincada de alguns prédios históricos na cidade de Nova Iorque e Benatar as revelou em tamanho grande, aplicando um revestimento acrílico para protegê-las.

Ashley Thompson, uma designer de Raleigh, na Carolina do Norte, baseada em Design Lines, diz que tem aproveitado mandando imagens à empresas como York Photo e Shutterfly, que podem imprimir em telas e mandar o produto pronto pelo correio em alguns dias.

"Você realmente pode criar uma ótima peça fazendo desse jeito", ela disse. "Pode usar qualquer foto que quiser e até revelá-las e separá-las em quatro telas para pendurá-las juntas. A imagem separada é muito popular no momento."

Acenda a luz

Pequenas coisas fazem a diferença na hora de redecorar sua casa
Colocar um lustre novo muda a aparência de um cômodo -- às vezes, de uma maneira incrível (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Seja o foco o lustre da sala de jantar ou as lâmpadas da sala de estar, mudar as luminárias -- ou até mesmo só os abajures -- pode dar ao cômodo uma nova aparência.

"A mudança 100% mais fácil de se fazer na sala de jantar é nas luminárias", disse Thompson, acrescentando que o lustre é uma peça com a qual alguém pode "sair da sua zona de conforto". Ela diz que uma opção barata, mas elegante, é um lustre com contas de vidro transparentes, como cristal.

"Ferro forjado é popular, mas não o tipo grosso", ela disse. "Ou você pode deixá-lo simples, com linhas limpas".

Thompson diz que muitas pessoas estão deixando de lado seus abajures clássicos, plissados, cor de marfim, e optando por outros brancos e redondos ou retangulares. "Eles combinam com tudo e atualizam uma lâmpada de cerâmica colorida", disse ela. "E são fáceis de encontrar em qualquer loja."

Ela diz que outra maneira de renovar uma lâmpada é comprar tecidos e colar em volta do topo e do fundo do abajur.

"Você também pode mudar a parte de cima do abajur", ela disse.

Seja criativa

Pequenas coisas fazem a diferença na hora de redecorar sua casa
Transforme uma estante de livros em um espaço para exposição, e dê um novo ânimo à sua sala (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Algumas mudanças óbvias que você pode fazer em um cômodo incluem comprar novas almofadas ou tapetes. Trocar a capa do sofá ou acrescentar uma manta também pode trazer grandes resultados.

Mas melhoras em casa não exigem uma ida à loja.

Benatar diz que aproveitar uma estante pode transformar completamente um cômodo e trazer uma energia diferente.

"Refazer a estante é uma mudança grande", disse ela. "Você pode colocar acessórios de outros cômodos nela ou acrescentar flores." Outras ideias incluem pintar com spray uma prateleira ou adicionar cor apenas ao fundo da estante. As pessoas também estão guardando menos livros e mais itens decorativos ou lembranças nas prateleiras para uma atmosfera mais moderna e elegante, diz Benatar.

Ela também diz que artigos de metal ou de porcelana da sua avó podem atuar como boas decorações, tanto pendurados quanto em prateleiras.

Quando o assunto é a cozinha, só retirar os aparelhos dos balcões e acrescentar flores podem transformar o cômodo.

"Quando você nem mesmo vê os aparelhos, quando eles estão escondidos atrás de portas, a aparência fica simples, mas ousada", disse Pam Meyer, que é uma designer a mais de 20 anos e presidente da seção de Los Angeles da Sociedade Americana de Designers de Interiores.

"É bastante contemporâneo e seria ótimo para uma casa pequena ou condomínio. Isso permitiria que você passasse um tempo trabalhando na cozinha sem que ela parecesse uma cozinha."

Meyer diz que uma atualização fácil e criativa para o banheiro poderia envolver substituir as cortinas do chuveiro por arcos decorativos. Você também pode fazer uma nova cortina para o chuveiro com um tecido de sua preferência, desde que seja à prova d'água -- e, se não for, você sempre pode impermeabilizá-lo.

Thompson sugere alongar a cortina do chuveiro costurando um pedaço de tecido -- tanto liso quanto estampado -- de 30 a 40cm no final dela.

"Nós colocamos um pedaço de tecido preto em uma cortina lisa branca e fizemos um monograma em preto no meio dela, ficou ótimo", disse Thompson. "E foi uma mudança bem fácil e barata".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível