Pequenas saliências brancas nos lábios

Escrito por nicole langton | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pequenas saliências brancas nos lábios
Pequenas saliências brancas em seus lábios podem ser grânulos de Fordyce inofensivos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Mesmo se forem pequenos e indolores, inchaços visíveis em seus lábios podem causar sensação incômoda, além de fazerem com que você se sinta envergonhado. Algumas causas comuns de inchaços são apenas um aborrecimento e sequer precisam de tratamento, embora este possa ajudar a se livrar deles mais rápido. Aprender os sintomas de doenças que podem causar saliências brancas nos lábios pode ajudar a diagnosticar o seu caso. Mas, se você está sentindo dor significativa ou possui feridas abertas que não cicatrizam, consulte um profissional de saúde.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Manchas de Fordyce, ou grânulos de Fordyce, são uma possível causa de manchas brancas nos lábios. Elas são glândulas sebáceas visíveis sem folículos pilosos que podem aparecer nos lábios ou nos órgãos genitais. Até 95 por cento dos adultos têm essas manchas, de acordo com DermNet NZ, um site da Sociedade Neozelandesa de Dermatolgia. Uma outra causa das saliências é herpes labial, uma infecção do vírus de herpes simples na boca. Nos Estados Unidos, a maioria das pessoas com mais de 20 anos de idade já contraíram o vírus, diz o MedlinePlus, o site da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e do Instituto Nacional de Saúde

Sintomas

Manchas de Fordyce aparecem como saliências brancas ou amareladas ligeiramente estufadas, com tamanho entre 1 a 5 mm. Você pode ter apenas uma ou grupos de 50 a 100. Embora possam estar presentes quando você nasce, elas tendem a se tornar mais proeminentes após a puberdade e podem aparecer rapidamente. Já um surto de herpes labial começa como um grupo de minúsculas bolhas cheias de líquido, que são brancas ou amareladas. Você também pode sentir maior sensibilidade, prurido ou queimação na área afetada.

Tratamento médico

Manchas de Fordyce são inofensivas e não requerem tratamento. Porém, se a aparência incomoda, o tratamento a laser e eletrodissecção são opções para eliminá-las. Por sua vez, o herpes labial some sozinho em uma ou duas semanas, mas os medicamentos antivirais podem ajudar a acelerar a cicatrização. Medicamentos orais e tópicos estão disponíveis.

Remédios caseiros

O tratamento caseiro não é necessário para manchas de Fordyce, a não ser evitar mexer ou espremer as manchas, diz DermNet NZ. No entanto, cuidados caseiros básicos podem ajudar a tratar herpes labial. Você pode ser capaz de evitar a dor através da aplicação de uma ou duas gotas óleo de melaleuca na a área afetada logo que os sintomas aparecerem, relata a Associação Internacional de Aromaterapia e Ervas. A aplicação de gelo ou compressa morna pode aliviar a dor ou queimação. Lave a área com água e sabão para controlar o vírus.

Considerações

Embora manchas de Fordyce sejam geralmente inofensivas, consulte um profissional de saúde caso se tornem irritadas ou comecem a a coçar. Não aplique óleo de melaleuca em bolhas ou feridas abertas. Medicamentos antivirais podem ajudar a tratar feridas, mas não podem eliminar o herpes simples do seu corpo. O vírus permanece latente e pode causar as feridas em outro momento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível