Mais
×

Pequenas substituições para melhorar a saúde

Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças para uma alimentação saudável
Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Introdução

Com os jejuns da moda e a "dieta da limonada" que invadem o mundo das dietas, parece impossível ficar em forma sem ter que tomar medidas drásticas. Na verdade, um estilo de vida saudável não precisa ser levado ao extremo. Às vezes, tudo que você precisa fazer são substituições simples para melhorar a dieta, reduzir calorias, lutar contra a gordura e regular a pressão arterial adicionando mais vitaminas em cada refeição.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Troque as saladas por espinafre

Se a salada já faz parte de sua dieta diária, muito bem. Mas atenção: nem todas as folhas são iguais. Se você quer aproveitar as verduras ao máximo, coma espinafre. Ele possui três vezes mais ferro e ácido fólico que a alface americana. Isso significa que a cada mordida, o espinafre alimenta as células saudáveis ​​e o sangue.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Beba água em vez de refrigerante

Está com sede? Em vez de tomar um refrigerante, beba um copo de água! Os refrigerantes estão cheios de açúcar e possuem calorias não nutritivas. Antes de pensar neles para saciar a sua sede, pense que são um presente para apreciar com moderação. Se você prefere bebidas gaseificadas, água mineral com gás é uma boa alternativa. Misture um pouco de suco de limão para ter um sabor mais fresco.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Troque a manteiga comum por manteiga sem sal

Nós cozinhamos, assamos e untamos os alimentos com manteiga. E é quase inevitável não usá-la. Em vez de evitar a manteiga completamente, preste atenção ao escolher uma na hora de comprar. A manteiga sem sal é melhor e mais saudável que a manteiga com sal. Esta simples mudança irá reduzir uma grande quantidade de sal na sua alimentação a longo prazo.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Prefira os biscoitos integrais

Seu estômago faz o típico ruído das quatro da tarde e você fica tentado a comer salgadinhos ou lanches rápidos. Em vez disso, escolha biscoitos integrais porque são mais saudáveis. Assim como os biscoitos brancos e as batatas fritas, os biscoitos integrais também são crocantes, mantêm o coração saudável e facilitam a digestão.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Escolha frutas da estação na sobremesa

Sabemos como é difícil resistir a uma boa sobremesa. Lembre-se que uma fruta pode ser tão boa quanto qualquer outro doce. Reconsidere a sobremesa e aproveite as frutas frescas da estação, em vez de doces ou chocolate. Assim, você pode comer o doce que seu paladar deseja enquanto se abastece de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

ULTRA F/Digital Vision/Getty Images

Tempere com limão em vez de outros temperos

Os molhos de saladas são saborosos, mas podem transformar qualquer salada saudável em algo cheio de gordura. Troque os temperos pesados e com óleo por suco de limão e, instantaneamente, você vai se livrar de calorias escondidas.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Prefira comidas magras e leites de soja

Livre-se de gordura e calorias extras tomando leite desnatado. Mesmo consumindo o leite semidesnatado para reduzir a gordura, você pode se livrar de aproximadamente 100 calorias por cada xícara de café. Se você substituir pelo leite de soja, pode eliminar 20 calorias mais.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Use vegetais frescos ou congelados em vez de enlatados

Você já ganhou metade da batalha incorporando mais verduras na sua dieta, mas é hora de dar um passo a mais: cuidar para não exagerar no sal. Vegetais enlatados contêm sódio e conservantes. O melhor é comprá-los frescos ou congelados, sempre que possível. Se você precisa comer vegetais enlatados, lave eles antes de cozinhar para remover parte do excesso de sal.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Tome suco natural em vez de suco em pó

Nem sempre é possível fazer suco natural todas as manhãs. Os sucos naturais possuem vitaminas e fibras da fruta que os sucos em pó deixam a desejar. Eles contêm muito açúcar e adoçantes artificiais. Leia os rótulos e verifique a porcentagem real de fruta dessas bebidas.

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Use outros temperos em vez de sal

Sabemos que o sal é tentador, principalmente quando você precisa de um gostinho extra na comida. Mas aceite o desafio de temperar com outras especiarias. Muito sal pode contribuir para a hipertensão, aumentando o risco de doença cardíaca. Proteja suas artérias e seu coração temperando as refeições com pimenta e outros temperos. Lembre-se de verificar os rótulos para ter certeza de que eles não contêm sal de alho ou qualquer outro tipo de sal.