Pequeno laboratório de ciências para crianças

Escrito por karyn maier | Traduzido por elcio borges gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pequeno laboratório de ciências para crianças
Nada desperta mais a imaginação do que uma experiência científica (Comstock/Comstock/Getty Images)

Pode não parecer agora, mas as crianças correndo hoje ao seu redor são os cientistas de amanhã. Nada desperta mais a imaginação do que uma experiência participativa para demonstrar os princípios da física e da química. Claro, você vai precisar supervisionar as atividades para garantir a segurança ao fornecer esta forma de entretenimento educativo. Felizmente, você não precisa ser um cientista ao propor atividades de laboratório de ciências para crianças.

Outras pessoas estão lendo

Química 101

O bicarbonato de sódio pode proporcionar divertimento de valor educativo quando combinado com o vinagre. Talvez você já esteja familiarizado com o resultado, o previsível "efeito vulcânico." Você não estará apenas fazendo bolhas. Esta experiência científica simples ensina às crianças sobre as reações químicas. Neste caso, a reação que acontece entre uma base e um ácido para formar o gás dióxido de carbono. No entanto, você poderá levar a aula um pouco mais longe, explicando que na verdade existem duas reações, ocorrendo uma troca iônica, bem como uma reação de decomposição. Em primeiro lugar, os íons de hidrogênio no vinagre reagem com os íons de bicarbonato de sódio para formar um novo produto químico, o ácido carbônico. Em segundo lugar, esta nova substância decompõe-se em dióxido de carbono gasoso e água, o gás se torna "visível" pelas bolhas. Também poderá ser interessante você explicar para as crianças que esse gás é encontrado nos vulcões de verdade.

A brincadeira da moeda de cobre

Os olhinhos das crianças vão brilhar como moedas de um centavo ao fazer esta atividade fácil de laboratório científico. Mostre às crianças algumas moedas de cobre que estejam opacas. Em seguida, fale sobre como e por que as moedas ficaram opacas e sem brilho. A resposta é a oxidação. Ao longo do tempo, os átomos de cobre nas moedas reagem com os átomos de oxigênio na atmosfera para formar uma camada de moléculas de óxido de cobre que revestem as moedas. No entanto, colocando-se a moeda em um copo ou pires e cobrindo-a com o suco de limão pode-se remover esse revestimento. Para agitar um pouco as coisas, faça com que as crianças experimentem diferentes líquidos, como suco de laranja, vinagre ou refrigerante.

Balões balísticos

Esta é uma das atividades rápidas do laboratório de ciências para crianças que sempre é interessante. Apenas quatro coisas são necessárias: um balão, um elástico, uma tesoura e um canudo flexível. Peça para as crianças cortarem cuidadosamente cerca de cinco centímetros da ponta de um canudo flexível. Aí eles devem encher o balão. O pedaço de canudo é depois inserido na abertura do balão, tendo o cuidado de não deixar escapar o ar. O elástico é enrolado em torno da abertura para fixar o canudo no lugar, e a parte superior flexível do canudo é dobrada para frente. O que acontece a seguir é uma lição de força e resistência. Quando o balão cheio é colocado em uma mesa ou balcão, ele começa a girar descontroladamente ou dispara em uma direção, muitas vezes por vários metros. Isso acontece porque o ar tentando escapar do balão é forçado através da curva do canudo. No entanto, o canudo resiste a esta pressão e empurra o balão para trás, impelindo-o ao movimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível