Pequenos truques para deixar a Hayabusa 133 mais potente

Escrito por don kress | Traduzido por wladimir d. uszacki
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pequenos truques para deixar a Hayabusa 133 mais potente
A Suzuki Hayabusa é uma das motocicletas mais rápidas do mundo (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

A Suzuki Hayabusa é uma das motocicletas mais potentes existentes em produção atualmente. Com alguns ajustes e truques, até a Hayabusa pode ser melhorada para melhor competir com a Kawasaki Ninja ZX12R e outros muitos modelos MV Augusta que têm velocidade máxima maior e maior aceleração de zero a 100. Diferente de motos comuns, onde um simples filtro de ar e sistema de exaustão alteram radicalmente as dinâmicas de potência da moto, na Hayabusa não fará diferença alguma, pois já possui esses sistemas. Em qualquer situação onde o piloto queira aumentar a potência da Hayabusa, ao invés de só dar mais força, é preciso um trabalho extensivo no motor, mesmo para uma pequena alteração.

Outras pessoas estão lendo

Programadores eletrônicos para melhorarem a potência

Com um sistema de injeção eletrônica, a Suzuki Hayabusa responde bem ao adicionar um controlador de força eletrônico ao motor. Eles recalibram a curva de combustível para fazer o melhor proveito possível do combustível de alta octanagem. Vinda de fábrica, a moto pode usar combustível de octanagem 87 ou 89. A adição do controlador faz com que a moto precise de um combustível de octanagem 91 ou superior, mas essa troca faz com que o combustível aumente a potência da moto, mesmo que só um pouco. Não espere um aumento maior que de 2 a 8 hp com o controlador.

Conjuntos de óxido nitroso para aumentar a potência (Nitro)

Conjuntos de injeção de nitro aumentam significativamente o poder da Hayabusa em corridas, e, quando usado criteriosamente, nem sempre precisa de modificação no motor para funcionar. Conjuntos de nitro podem ser relativamente fáceis de serem instalados, mas os mais potentes precisam de ajustes cuidadosos no motor para prevenir sobrecarga nos componentes internos e possíveis danos. A melhor opção quando se instala óxido nitroso em uma motocicleta é deixar que o trabalho seja feito em uma concessionária certificada ou onde souber que esse trabalho já tenha sido bem feito anteriormente.

Conjuntos de câmbio automático para aumentar a potência

Os conjuntos de transmissão automática para a Hayabusa aumentam a potência melhorando o tempo de resposta do piloto. Em competições de arrancada em circuito fechado, o fator mais importante para vencer as corridas é quão rápido e precisamente você pode mudar a marcha da moto. O câmbio automático reduz o tempo de câmbio da transmissão manual consideravelmente, reduzindo o tempo de transmissão de meio até um segundo. Eles são instalados no lugar do pedal de câmbio, e, mesmo que demore um pouco para se acostumar, funcionam muito bem para poder usar toda a potência da moto.

Balança alongada para aumentar a potência

Mesmo que tenham se tornado um acessório estético para motos de rua, motocicletas com balanças alongadas reduzem seus tempos nos 400 m ao permitirem que o piloto use pneus mais macios de arrancada, ao invés de pneus de rua, sem o perigo de empinar muito a moto. Mesmo que seja esperado que a frente levante quando se acelera muito, quando sobe demais é necessário que o piloto solte um pouco o acelerador para baixar o pneu da frente, tomando controle total da moto novamente. Com uma balança alongada, o pneu da frente é menos propenso a levantar, permitindo que o piloto mantenha a aceleração por mais tempo sem perder o controle.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível