Percentagem de massa corporal e ossos

Escrito por rick rockwell | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Percentagem de massa corporal e ossos
Qual é a porcentagem do corpo que é composta de ossos? (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O corpo humano é composto por órgãos, músculos, ossos e gordura. Tecidos musculares e adiposos ocupam mais ou menos espaço dependendo da composição do corpo da pessoa em questão. Os onze principais órgãos e o sistema esquelético compõem o restante do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Ossos

De acordo com Gillian Houghton em seu livro, "Ossos: o Sistema Esquelético," o corpo humano adulto tem 206 ossos, enquanto que uma criança nasce com cerca de 270. Alguns ossos se fundem durante o desenvolvimento. O crânio começa com 22 peças, incluindo a mandíbula e junta-se com suturas. Ossos existem para proteger órgãos, apoiar o corpo e fornecer movimento. Ossos também produzem glóbulos vermelhos e brancos dentro da medula e armazenam todos os minerais essenciais para a vida. Ossos são constituídos por periósteo, osso compacto, osso esponjoso e medula óssea. Houghton estima que os ossos compõem aproximadamente 15 por cento do total da massa corporal do adulto médio.

Gordura

O tecido adiposo, comumente chamado de gordura, é um tecido conjuntivo frouxo que armazena energia, amortece o corpo, proporciona flutuabilidade e isola os órgãos. A gordura é encontrada dentro dos ossos, no tecido mamário, ao redor dos órgãos e sob a pele. Segundo o American College of Sports Medicine, atletas que são extremamente magros têm entre 6% e 11% de gordura corporal, enquanto a pessoa média tem entre 15% e 25% de gordura corporal. Pessoas obesas ou excessivamente gordas tem mais de 25% de gordura corporal.

Músculo

Os músculos são o tecido de contração dos seres humanos, responsáveis pelo movimento. Os músculos podem trabalhar voluntariamente, tais como os músculos esqueletais ou involuntariamente, como o coração. Existem três tipos de músculo no corpo humano: esquelético, liso e cardíaco. De acordo com Elaine e Hoehn, em seu livro "Anatomia e Fisiologia Humana," o corpo de um adulto masculino em média é composto por cerca de 42% de músculo esquelético enquanto as mulheres são constituídas por aproximadamente 36% do músculo esquelético. Músculos lisos são encontrados dentro dos intestinos, pulmões, bexiga, uretra, útero (em mulheres), estômago, vasos sanguíneos e esôfago e não são controlados pelo pensamento consciente.

Composição corporal

A composição do corpo humano pode ser determinada por uma série de testes diferentes. A pesagem hidrostática usa o deslocamento da água para estimar a quantidade de tecido magro contra o tecido adiposo. Outro teste bastante preciso é a absortometria de emissão dupla de raio-x, chamado DXA, que utiliza dois feixes de raios-x de diferentes níveis de energia. A absorção do tecido mole é subtraída e a densidade óssea pode ser determinada pela quantidade de absorção do feixe no osso. O teste DXA pode também ser utilizado para determinar a composição corporal com bastante precisão. Testes menos precisos utilizados para determinar a composição corporal são o Índice de Massa Corporal, análise de impedância bioelétrica e teste de pinça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível