Perda de pelo em chihuahuas

Escrito por jasey kelly | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda de pelo em chihuahuas
Chihuahuas podem desenvolver vários tipos de perda de pelo (Chihuahua image by PhiMcree from Fotolia.com)

Um chihuahua pode perder pelo por muitas razões. Enquanto algumas doenças são sérias e a perda de pelo é apenas um sintoma, muitas não são uma grande preocupação.

Outras pessoas estão lendo

Causas parasitárias

Infestações por parasitas podem causar alopécia (perda de pelo). Sarna sarcóptica é uma causa de perda de pelo em chihuahuas e em todos os cães. Causada pelos ácaros sarcoptes, essa doença é zoonótica. A sarna demodécica, causada pelo ácaro demodex, pode também causar perda de pelo e tipicamente afeta áreas ao redor dos olhos e cabeça. A tínea, que deixa um padrão em formato de anel no pele do chihuahua, pode causar perda de pelo no local. Uma alergia a pulgas pode também causar uma certa dermatite, que resulta na queda do pelo.

Outras causas

Estresse e problemas comportamentais podem também ser a causa. Doenças como neurodermatite resultam no cão lambendo constantemente. O resultado é a perda de pelo e uma lesão pode aparecer. Causada por fatores de estresse, como ansiedade ou tédio, esse comportamento pode tornar-se obsessivo. Comida ou alergênios aéreos pode também ser uma causa. A alopécia, também conhecida como calvície comum, comumente afeta a parte de trás das coxas e abdome dos chihuahuas. A alopécia pode também ocorrer após cortar as unhas, injeções ou onde a coleira ou outro "acessório" é normalmente colocado. Existe também uma condição conhecida como "síndrome da perda de pelo severa" que afeta várias raças de cães, incluindo chihuahuas.

Solução

Enquanto geralmente não existe cura para a alopécia em si, tratamentos objetivam a causa da perda de pelo. Um veterinário será capaz de determinar se a causa da alopécia apresenta risco de vida, se é uma infecção leve, alergia ou comportamental. Para a alopécia causada por parasitas, muitos anti-pulgas e carrapaticidas podem ajudar com o problema. Você pode também usar pomadas, injeções e medicamentos orais. Encontrar a causa do estresse causador da alopécia pode ajudar a interromper a perda de pelo e, em caso de neurodermatite, pode ajudar a evitar que o comportamento se torne obsessivo. A alopécia causada por reação alérgica pode frequentemente cessar e o pelo pode voltar a crescer se o alergênio for descoberto e removido da atmosfera do chihuahua.

Considerações

Frequentemente a alopécia é puramente cosmética. Para o desânimo de muitos donos, especialmente daqueles de cães de exibição, o pelo pode não voltar a crescer. Um chihuahua com alopécia pode se tornar mais exposto a elementos, dependendo do tamanho da área de perda de pelo e, portanto, você deve ser cuidadoso.

Atenção

A alopécia deve sempre ser avaliada por um veterinário. Por existirem tantas causas para o sintoma, fazer o seu próprio diagnóstico pode ser perigoso e até arriscar a vida do chihuahua. Você deve fazer uma lista dos sintomas que o cão apresenta, como se ele mudou sua alimentação ou seus hábitos de sono quando a perda de pelo começou e se ele anda agindo diferente de qualquer modo, para ajudar o veterinário com o diagnóstico apropriado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível