Perda de pelos nas orelhas de gatos

Escrito por jen marx | Traduzido por ewerton lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda de pelos nas orelhas de gatos
Uma variedade de problemas causa perda de pelos nas orelhas de gatos (tired cat image by 26kot from Fotolia.com)

Perda de pelos em orelhas de gatos pode simplesmente ser uma queda comum; entretanto, o problema pode também ser desconfortável e ameaçador para o animal. Notar alguns sintomas pode ajudar a encontrar a raiz do problema, mas um veterinário deve sempre ser visitado para garantir um diagnóstico apropriado e tratamento do animal.

Outras pessoas estão lendo

Alopecia areata

Considerada uma doença auto-imune, a alopecia areata é caracterizada pela perda de tufos de pelo do gato, particularmente de sua cabeça, pescoço e corpo. Diferente de outros problemas de perda de pelo de felinos, não ocorrem coceiras nesse caso. Adicionalmente, essa condição não é comum. O animal irá geralmente se recuperar por conta própria; entretanto, um veterinário pode ainda diagnosticar o problema tanto pela realização de uma biopsia, quanto pelo exame dos pelos do animal por um microscópio.

Perda de pelos nas orelhas de gatos
Alopecia areata não causa desconforto com coceiras (Spanish Cat image by Peter Jarvis from Fotolia.com)

Dermatose solar

Também conhecida como queimadura de sol, a dermatose solar é mais comum em gatos com orelhas brancas. O nariz e as orelhas irão primeiramente experienciar vermelhidão e descamação em adição à perda de pelo, e então crostas e úlceras se formarão. Veterinários irão diagnosticar a doença baseados no histórico médico do animal e sua raça, assim como exames físicos e biópsia da pele. O gato terá que ficar longe do sol, particularmente entre 9:00 e 15:00 e pode ser necessária a prescrição de bloqueador solar ou esteroides.

Perda de pelos nas orelhas de gatos
Gatos podem ter queimaduras de sol também (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Eritema multiforme

Uma das condições em potencial mais sérias, a eritema multiforme, é causada pela reação de drogas e infecções, assim como por consequência de câncer e outras doenças. Veterinários examinam o histórico do gato e seus sintomas, realizam biópsia da pele, e fazem o diagnóstico final por um processo de eliminação de outras possíveis doenças. Em adição à perda de cabelo, a doença também causa lesões em torno das orelhas e virilha, e pode induzir depressão ou febre. O único tratamento é eliminar a causa oculta.

Perda de pelos nas orelhas de gatos
Eritema multiforme é causada pela reação de drogas e infecções, assim como por consequência de câncer e outras doenças. (hunting stray cat image by Cherry-Merry from Fotolia.com)

Micose

A micose causa perda de pelos que estão geralmente concentrados ao redor da face do animal, orelhas e patas. Pequenos tufos de pelo podem cair, e a pele que fica debaixo se torna seca, escamosa e cinza. Veterinários prescrevem uma variedade de diferentes medicações para eliminar a doença. Donos devem estar atentos se seus gatos tiverem micoses, por que ela pode ser transmitida de animais para pessoas.

Perda de pelos nas orelhas de gatos
Gatos podem transmitir micose para pessoas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Alopecia psicogênica

A alopecia psicogênica se manifesta em qualquer lugar do corpo. Quando o gato se sente nervoso, ansioso, estressado, ou com medo, ele começa a se lamber para aliviar o estresse. Eventualmente, com a repetição desse ato, também conhecido como transtorno obsessivo compulsivo, os pelos caem. Veterinários ajudam animais a encontrar alívio para seus problemas prescrevendo medicações anti-ansiedade.

Perda de pelos nas orelhas de gatos
TOC leva a perda de pelos (cat face image by Viktor Korpan from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível