A perda de respeito em um relacionamento

Escrito por luis delgado | Traduzido por ana carolina fernandes
A perda de respeito em um relacionamento
O respeito mútuo é a chave para manter um relacionamento feliz a longo prazo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Estar em um relacionamento é uma das experiências mais difíceis, precárias e possivelmente terríveis na vida. Um relacionamento é a união de duas pessoas com diferentes origens, personalidades e opiniões, e às vezes essas diferenças entram em conflito. O amor, esse sentimento inquietante no fundo do seu peito, pode iniciar um relacionamento, mas é necessário um nível de respeito e admiração mútua para mantê-lo a longo prazo.

O que é respeito?

Respeito é um sentimento de admiração pelas qualidades, realizações e habilidades de uma pessoa. Respeitar alguém significa que você tem confiança em suas capacidades e pode confiar que quando precisar de uma pessoa para ter a sua volta, ela estará disposta a fazer isso. Respeito também é reconhecer os limites pessoais do outro e não apenas tolerar, mas honrar e até mesmo amar as diferenças entre os dois.

Respeito em um relacionamento

De acordo com o Dr. David Edgerly, uma das coisas mais comuns que surge no aconselhamento de casais é a questão do respeito. De acordo com Edgerly, muitas pessoas têm a ideia errada de que, para que um relacionamento funcione, uma parte tem que ceder pra a outra. Calar-se e concordar para manter a outra pessoa feliz. Isso não é respeito. Quando duas pessoas se respeitam mutuamente, eles se vêem como iguais, não em todos os aspectos, mas como seres humanos completos. Perder o respeito em uma relação causa ressentimento, o que leva ao conflito. Sem respeito, não haverá discussão, pois nenhum dos lados acredita que o outro sabe do que está falando. Isto irá inevitavelmente levar ao divórcio ou separação.

As causas da perda do respeito

Quando uma pessoa começa a se sentir superior, ele não vê o outro como um parceiro digno. Da mesma forma, alguém tratado com nenhum respeito começará a ressentir seu parceiro. Isto pode criar um ciclo de desrespeito e ressentimento que é difícil de escapar. A confiança também está fortemente relacionada ao respeito entre os parceiros. As causas exatas para alguém perder o respeito de seu parceiro se baseiam- nas qualidades do relacionamento e dos indivíduos. Alguém que mantém a estabilidade econômica em alta estima provavelmente perde o respeito por um cônjuge que perdeu suas economias em algum golpe, por exemplo. Alguém que valoriza a lealdade perde o respeito por um parceiro que teve um caso.

Autorrespeito

Como afirmado anteriormente, uma relação deve ser uma união de iguais na vida e no amor. Para ser o tipo de pessoa que impõe respeito, deve-se respeitar a si mesmo. Com autoestima, você estará menos propenso a deixar de lado suas opiniões e convicções, ou pelo menos não estará disposto a fazê-lo sem uma boa razão ou sem expressar seus sentimentos sobre o assunto. Um relacionamento saudável é aquele que alimenta a sua individualidade, enquanto a completa com as qualidades de seu parceiro. Defenda-se e tenha confiança em suas próprias habilidades. Se o relacionamento estiver dando certo, o seu parceiro irá respeitá-lo por isso.