Perdemos peso enquanto dormimos?

Escrito por marcos a. guedes Google
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Perdemos peso enquanto dormimos?
Conheça a relação entre o sono e a perda de peso (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Pode parecer algo que geralmente se houve em propagandas suspeitas de produtos para perda de peso, mas é verdade. Há evidências médicas substanciais que comprovam que, além da energia consumida durante o período de repouso, a quantidade e a qualidade do sono de uma pessoa interferem diretamente na atividade hormonal relacionada ao apetite.

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Perda de peso ao dormir

Um estudo realizado pelo Dr. Walter Moraes da Universidade de São Paulo (USP) constatou que as pessoas perdem mais peso ao dormir do que quando descansam acordadas. Na pesquisa, 14 homens foram confinados para dormir por oito horas em camas especiais com balanças integradas, sem defecar ou urinar. O resultado mostrou que cada um perdeu cerca de 1,9 g por minuto enquanto dormiam, mas apenas 0,6 g ao descansar acordados.

Respiração

Boa parte da perda de peso durante uma noite de sono é devida à perda de água por meio dos processos de respiração e transpiração. Para que os pulmões funcionem de forma adequada, precisam permanecer úmidos. Sendo assim, o ar que respiramos contém uma quantidade significativa de água. Estima-se que o corpo humano exala de 1 a 2 copos de água em uma noite de outono.

Transpiração

Uma pessoa perde cerca de 0,5 kg de água por dia por meio da transpiração. Estima-se que uma pessoa adulta perca até 250 g por noite em forma suor, dependendo da temperatura ambiente do quarto e da espessura dos lençóis e cobertores que utiliza. Somando esse valor ao peso perdido no processo de respiração, um indivíduo pode ter uma redução de 750 g a 1 kg durante o sono.

Metabolismo

Muitos consideram a perda de água ao dormir como flutuação de peso, visto que pode ser facilmente recuperada durante o dia pela ingestão de fluidos. Porém, o corpo gasta calorias enquanto dorme. O Índice Metabólico Basal (IMB) determina quantas calorias um indivíduo necessita para que o corpo e os órgãos internos funcionem de forma adequada quando encontra-se em repouso. Os cálculos realizados com a utilização desse parâmetro indicam um consumo médio de 80 cal/h para mulheres e 115 cal/h para homens.

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