Saúde

Como saber se você está perdendo músculo ou gordura

Escrito por kevin rail | Traduzido por débora sousa

Quando se trata de perda de peso, o objetivo é sempre perder gordura e construir músculos, mas isso nem sempre é o que acontece. Existem certas situações em que você pode, na verdade, estar perdendo músculo em vez de gordura. Por exemplo, se você estiver seguindo uma dieta de baixas calorias e não estiver fazendo musculação, você pode perder gordura, mas também pode perder massa muscular. Uma das melhores maneiras de fazer essa determinação é descobrir o seu percentual de gordura corporal. Para isso, serão necessários uma balança precisa e uma ferramenta chamada analisador de gordura corporal.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Analisador de gordura corporal
  • Balança

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Instruções

  1. 1

    Compre um analisador de gordura corporal. Esse é um dispositivo portátil que possui uma tela digital e duas alças galvanizadas nas laterais. Tratam-se de ferramentas não invasivas usadas para medir o percentual de gordura corporal.

  2. 2

    Pese-se. Suba na balança logo após acordar e usar o banheiro. Faça isso usando o mínimo de roupas possível. Isso dará uma melhor ideia do seu peso real.

  3. 3

    Configure o analisador. Quando você ligar o analisador de gordura corporal, ele pedirá a sua altura, peso, idade, nível de atividade e sexo. Forneça todas essas informações.

  4. 4

    Obtenha o seu percentual de gordura corporal. Pegue as alças galvanizadas firmemente, estenda os braços na sua frente e pressione o botão "iniciar". Quando você fizer isso, uma corrente elétrica indolor será enviada através do seu corpo para medir a quantidade de gordura sob a pele. Depois de cerca de sete segundos, o seu percentual de gordura corporal aparecerá na tela.

  5. 5

    Monitore tudo. Depois de fazer a leitura do seu percentual de gordura corporal, anote-a junto com o dia, a hora e qualquer outro tipo de informação que for fornecida no analisador.

  6. 6

    Verifique novamente a sua gordura corporal. Passe pelas suas rotinas normais de alimentação e exercício pelas próximas quatro semanas, depois pegue o seu analisador e verifique novamente a sua gordura corporal. Se o seu peso tiver diminuído, mas o seu percentual de gordura tiver subido, então você está perdendo massa muscular. Se o seu percentual de gordura corporal estiver diminuindo, isso significa que você está perdendo gordura. Para manter o rumo, continue verificando a cada quatro semanas.

Dicas & Advertências

  • Verifique o seu percentual de gordura corporal na mesma hora do dia sempre que fizer a leitura. Isso dará os resultados mais precisos.

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