on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como perder o medo de ficar sozinho

A sociedade moderna mostra o crescimento de lares com apenas um indivíduo. São pessoas que saem da casa dos pais e passam a morar sozinhas. Muitas delas encontram alguém para formar uma família, porém algumas demoram para encontrar o parceiro ideal ou passam a vida toda sem encontrar. Isso é resultado de inúmeros fatores. Certos estudiosos afirmam que isso é consequência da entrada da mulher no mercado de trabalho. Se antes o objetivo da mulher era constituir uma família, na sociedade moderna, ela quer se estabelecer financeiramente, estar bem consigo mesma e ser independente. Dessa forma, as pessoas ficam sozinhas e muitas acabam ficando com medo de envelhecer.

Envelhecer só pode ser mais interessante do que esperado (John Howard/Digital Vision/Getty Images)

Antes só do que mal acompanhado

O ser humano sente a necessidade de ter companhia, no entanto nem todas as companhias são boas e acrescentam positivamente na vida do outro. Há pessoas que, pelo desespero de não ficarem sozinhas, escolhem um parceiro com quem têm pouca afinidade. Pode ser uma mulher querendo casar porque quer constituir uma família, mas já está ficando velha, pode ser um homem que está cansado de ouvir piadas dos familiares e amigos sobre a demora em achar alguém e consequente questionamento sobre a sua opção sexual. São vários os casos em que alguém escolhe um parceiro por falta de opção, mas o importante é ter em mente que estar ao lado de alguém que não o completa é mais negativo do que positivo. Com certeza as dores de cabeça serão menores se o parceiro for alguém que tenha os mesmos gostos e interesses que você ou até mesmo se você escolher ficar sozinho.

Loading...
Um companheiro que não faz bem não é o parceiro ideal (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Sua felicidade não depende dos outros

Atualmente vive-se atrás da felicidade e, se você estiver com alguém que o faça muito bem, é bem provável que surja o pensamento de que tal pessoa traz felicidade. Porém, feliz mesmo é quem não depende dos outros para estar bem. Muita gente não gosta de ficar sozinha, mas nem sempre solidão quer dizer tristeza. Quando se está sozinho, é bem possível ser tão feliz quanto quando se está com alguém. Ser solteiro é não precisar dar satisfação, é não precisar fazer algo que não goste apenas para agradar o outro, sem contar dos jantares com a família do namorado, que são um verdadeiro transtorno.

Aproveitar os momentos em que se está só é uma ótima maneira de perder o medo de ficar sozinho (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Tenha maturidade emocional

Para muitos psicólogos, ter maturidade emocional significa manter uma relação estável com alguém. Porém é na verdade o indivíduo que desenvolve a mudança necessária para perceber suas singularidades e desfrutar do tempo que passa sozinho. A ideia de fusão de duas pessoas em uma é muito romântica, mas principalmente idealizada. Algumas pessoas ficam melhores sozinhas e não sentem a necessidade de ter um amor exclusivo. Esse tipo de ser humano tem um maior desejo de liberdade do que o de simbiose. É algo natural, mas que ainda não é completamente aceito pela sociedade. Há quem julgue esse tipo de pessoa como um ermitão, sendo que na verdade quem critica é exatamente o que não alcançou maturidade emocional.

É natural que algumas pessoas fiquem melhores sozinhas (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Não facilite com a palavra amor

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto apontou que tanto homens quanto mulheres desenvolvem relacionamentos pouco estimulantes devido ao medo de ficar só. O resultado revelou que, quando uma pessoa passa muito tempo sozinha, ela tende a ser menos crítica em seu próximo relacionamento e se submete a qualquer tipo de relação amorosa. E, mesmo sabendo da sua insatisfação, o indivíduo permanece em seu relacionamento. Por isso, não se submeta a relacionamentos fadados ao fim e não prolongue algo que você não suporta mais. Muitas pessoas sustentam um relacionamento infeliz por não acreditar que vão conseguir outro companheiro, porém nem sempre isso é fundamental na vida do ser humano.

Algumas pessoas preferem permanecer em relacionamentos de baixa qualidade do que ficarem solteiras (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...