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Como perder peso andando em uma esteira por 15 minutos

Atualizado em 23 março, 2017

Caminhar é um exercício de baixo impacto que pode ajudá-lo a perder peso, abaixar sua pressão arterial, aumentar os níveis de colesterol bom e melhorar seu humor. De acordo com o Centro de Desenvolvimento Comunitário de Cambridge, Massachusetts, uma pessoa de 60 kg andando em passo acelerado por 10 minutos pode queimar 60 calorias. Andar de três a cinco vezes por semana, aumentando a inclinação e adicionando pesos de mão, pode ajudar a queimar ainda mais calorias e ajudá-lo a perder peso rapidamente. Lembre-se, queimar 3.500 calorias equivale a perder quase meio quilo.

Instruções

Caminhar é um exercício de baixo impacto que ajuda a perder peso (Eastphoto/Photodisc/Getty Images)
  1. Invista em um bom par de tênis. Tente visitar uma boa loja de calçados para corredores para avaliar seus pés. Eles podem dizer se você tem pronação excessiva, que é quando a planta do pé vira para fora, ou supinação, que é quando a planta do pé se vira para dentro. Você também pode tentar por tentativa e erro. Lembre-se de levar as mesmas meias que usará quando for andar. Compre seu calçado em uma loja com uma política de troca ou devolução, caso o tênis machuque seu pé.

  2. Familiarize-se com sua esteira. Note que há um botão de parar que você pode pressionar para parar a esteira imediatamente caso não aguente continuar. Muitas esteiras vêm com várias opções de programação, como manual, aleatório, ladeira, queima de gordura e cardiovascular, que você pode usar para variar seus exercícios e evitar que seus músculos se acostumem ao exercício e não precisem se esforçar.

  3. Ande rapidamente, com foco na postura. Uma caminhada tranquila de 15 minutos na esteira não vai queimar muitas calorias. Para potencializar seu treino, é ideal atingir um passo acelerado no primeiro minuto de caminhada na esteira. Lembre-se de que estamos falando de uma caminhada de 15 minutos.

  4. Balance os braços. Seus braços devem estar dobrados em um ângulo de 90 graus no cotovelo e balançar a cada braço. Se você for novato na esteira, pode ser uma boa ideia segurar nas barras laterais. Faça isso até se sentir confortável e conseguir se equilibrar sem segurar.

  5. Leve pesos de 1,5 kg. Gradualmente aumente para pesos de 2 kg. À medida que for ficando mais confortável na esteira, use os pesos para fazer exercícios para os bíceps e ombros enquanto anda.

  6. Ande com inclinação. Comece com inclinação de pelo menos 2%. Aumente um porcento por semana.

Dicas

  • Invista em um MP3 player para que o exercício não fique chato. Quanto mais animada a música, mais provável que você vá se esforçar.
  • Sempre alongue após o treino.
  • Beba bastante água, mais ou menos 200 ml a cada 15 minutos.
  • Pense em aumentar o tempo de caminhada para 30 minutos.

Aviso

  • À medida que seu treino fica mais desafiador, o descanso se torna mais importante. Para uma caminhada de 15 minutos, descanse por pelo menos três minutos. Não use o exercício como desculpa para aumentar seu consumo calórico. Fazer isso vai cancelar as calorias gastas durante a caminhada, resultando em zero perda de peso.

O que você precisa

  • Bons tênis de caminhada
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