×
Loading ...

Alho é perecível?

Atualizado em 17 abril, 2017

O alho, cultivado por mais de cinco mil anos, pode ser encontrado nos supermercados, durante o ano inteiro. Devido aos seus benefícios medicinais e largo uso culinário, é um item indispensável em qualquer despensa. Apesar de durar mais do que a maioria dos vegetais, ervas e frutas, alhos também são perecíveis.

O alho pode estragar, se não for usado dentro de dois meses (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vida útil

Quando armazenado adequadamente e mantido fechado, o alho pode sobreviver por várias semanas, mas, quando os dentes individuais são retirados do bulbo, a vida útil dele diminui bastante. Dentes de alho podem durar entre dois a dez dias. Se decidir picar ou amassar o alho, ele permanecerá fresco por vários dias, mas é melhor usá-lo imediatamente.

Loading...

Como identificar um alho estragado

Alhos estragados têm um aroma rançoso, a cor muda do branco para o marrom e ele se torna macio e mole. Entretanto, quando o alho começar a brotar, não significa necessariamente que está estragado, e sim que não está tão fresco quanto possível. Ao invés de jogar fora um alho com brotos, basta remover a parte verde e usar o resto do dente.

Como escolher alho fresco

Escolha bulbos de alho inteiros. Buracos na casca indicam que o produto pode estragar em breve. Se o alho estragar ou brotar rapidamente toda vez que você o compra, o melhor é comprar em outro local.

Como armazenar alho de maneira adequada

Apesar da geladeira prolongar a vida útil de vários vegetais, ela estraga o sabor do alho. Ao invés da geladeira, você pode guardá-los em um recipiente aberto, longe da luz direta. Dessa maneira, ele deve permanecer fresco por até oito semanas e dificilmente vai apresentar mofo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...