Por que meu carro solta fogo pelo escapamento?

A labareda pode ocorrer tanto no escapamento quanto no coletor de admissão

exhaust pipe image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com

As causas para a maioria das labaredas do motor se enquadram em duas categorias: gases expelidos explosivamente através do coletor de admissão ou explosões dentro do sistema de exaustão. O fogo gerado na admissão está geralmente relacionado à sincronia da ignição, já o gerado na exaustão normalmente ocorre devido a problemas na mistura do combustível. Na maioria dos casos, esses problemas podem ser corrigidos através de ajustes simples ou reparos pequenos nos sistemas ou de combustível ou de ignição.

Sincronia incorreta

Para um motor funcionar corretamente, a vela deve produzir uma faísca no tempo certo, ou a mistura de ar e combustível não irão inflamar corretamente. Quando o tempo da ignição não sai de sincronia, a faísca é produzida no momento errado, que pode resultar no combustível ser inflamado enquanto a válvula de admissão está aberta. Isso causa a explosão da mistura dentro do coletor, forçando a mistura acesa a sair do carburador ou da injeção de combustível.

Conexões elétricas danificadas

Caso os cabos de vela estejam cruzados ou não conectados nas velas certas, a faísca será dada no tempo errado. Isso é parecido com um problema na sincronia da ignição e provoca a ignição do combustível enquanto a válvula de admissão está aberta, provocando a saída explosiva do combustível do coletor através do carburador ou da injeção de combustível.

Vazamento da mangueira a vácuo

As mangueiras a vácuo com vazamento permitem um excesso de ar no coletor de admissão. Isso aumenta a proporção de ar-combustível e faz com que muito ar seja misturado, resultando no que é conhecido como condição de mau funcionamento. A fraca mistura de combustível é mais volátil que a mistura ideal e causa ignição prematura ou pré-ignição do combustível, resultando em labaredas saindo do escapamento.

Erro de computação

A operação ideal de um motor depende de uma quantidade precisa de combustível misturado com uma quantidade certa de ar para produzir uma mistura que irá inflamar devidamente na câmara de combustão. Nos carros modernos, essa proporção é monitorada e ajustada por computadores internos. Problemas com um dos vários sensores que o computador usa para monitorar o motor, como os sensores de oxigênio ou de fluxo de ar, podem fazer com que o computador interprete errado a quantidade de mistura requerida pelo motor. Quando isso ocorre, o computador pode não adicionar combustível suficiente para o ar que entra, resultando em pré-ignição e labaredas.

Pressão fraca de combustível

A pressão fraca do combustível devido à problemas na bomba ou entupimento do filtro de combustível resulta em pouco combustível sendo adicionado à mistura que entra no motor. Isso causa uma má condição de funcionamento na qual a mistura possui pouco ar em relação ao combustível, que pode levar a pré-ignição ou labaredas no escapamento.

eHow Brasil
×