Mais
×

O perfume ideal para cada homem

Escolher um perfume não é uma tarefa simples, pois depende da reação da pele, do ritmo de vida, do momento do dia e das condições climáticas, entre outros fatores importantes
Getty Images

Introdução

O perfume de um homem diz muito sobre ele: é um aspecto muito importante na primeira impressão que você causa. Por isso, escolher a fragrância correta não é uma tarefa fácil: deve ter em conta não só o perfume, mas também a reação da pele, estilo de vida, o momento do dia e até as condições climáticas. O mais importante é que você se sinta cômodo com o perfume que está usando e que se guie pelo aroma mais do que pela marca, o nome ou questões secundárias.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A reação da pele

Cada pessoa é geneticamente diferente da outra e, por isso, cada pele reage de forma diferente a um determinado perfume, provocando uma reação única. Recomenda-se que antes de comprar um perfume você aplique uma pequena amostra sobre o dorso da sua mão, dando um tempo para que o álcool ou solventes evaporem e você possa perceber a fragrância e a reação que teve na sua pele: se é boa ou não. Você deve se sentir cômodo com o resultado.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Notas aromáticas

As "notas aromáticas" são uma referência musical que se criou para diferenciar os três "níveis" que tem o perfume no momento de aplicá-lo sobre a pele. Primeiro estão as notas altas, que são as primeiras a serem percebidas, onde predomina muito o álcool e os solventes que rapidamente se evaporam. Em seguida, as notas médias, que aparecem depois das notas altas quando se evaporaram, e devem se deixar repousar por vários minutos, à medida que vão mudando até se converterem em notas baixas. Estas últimas, junto com as notas médias, são o núcleo e o coração do perfume e são as que perdurarão no dia.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Concentração e intensidade

Os perfumes podem ser classificados pela sua concentração e intensidade. Primeiro está o "perfume" em si, que tem uma concentração da fragrância entre 15% e 40%. Depois, está o "eau de parfum", que tem uma concentração de cerca de 15%. O "eau de toilette" tem uma concentração entre 7% e 15%. O "eau de cologne" tem uma maior presença de cítricos, e uma concentração entre 3% e 6%. Finalmente, está o "splash", o qual tem uma concentração de 1%.

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Famílias olfativas

Os perfumes também se podem agrupar pelas suas famílias olfativas. Os aromas cítricos, por exemplo, são geralmente utilizados em colônias. Há também os aromas frutais não cítricos. Podemos igualmente encontrar aromas aquáticos, que são feitos a partir de "calone", uma essência sintética. Os aromas de madeira também são importantes, feitos de sândalo, cedro e outras cascas aromáticas. Há ainda os aromas orientais, que combinam plantas da flora aromática oriental. Finalmente, temos os aromas florais, simples ou de "bouquet".

Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images

Para o dia a dia

Fragrâncias recomendadas para o dia a dia são as colônias, especialmente as que contêm cítricos. Dão mais frescor e dinamismo ao seu dia. Ideais para homens com um estilo de vida dinâmico e ativo, aqueles que vão de um lado para o outro, bem como para usar no escritório. Não é preciso usar um único tipo de colônia: pode variar a tonalidade, usando aquelas com aromas mais picantes ou inclusive um pouco doce.

Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images

Estilo casual

Se você vai sair com amigos ou vai a um evento fora da rotina, pode experimentar um aroma um pouco mais forte, talvez um "eau de toilette". Sabores cítricos, mas com notas mais fortes, como o incenso ou o gengibre, e talvez, essências frescas que denotem dinâmica, podem ser úteis. Se você é um homem com um estilo de vida muito social, essas fragrâncias combinarão bem com você.

Erik Snyder/Digital Vision/Getty Images

Para um jantar romântico

Se o que você quer é uma fragrância mais agressiva, que encante diretamente o sistema olfativo da sua acompanhante, não hesite em optar por fragrâncias mais fortes, como a "eau de parfum" ou inclusive o perfume mais concentrado, tendo cuidado com o excesso. As fragrâncias de madeira dão a ideia de masculinidade e os aromas doces combinados a estas podem aumentar a sedução da fragrância. Se você é um sedutor por natureza, essas fragrâncias são para você.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O momento do dia e as condições climáticas

Não importa somente o tipo de perfume e a reação que tem com a pele, também são importantes o momento do dia e as condições climáticas, pois incidem na evolução dos tons médios e baixos. O frio tende a perdurar os aromas, ao contrário do calor, que os desvanece mais rápido. Além disso, a umidade dá maior intensidade às fragrâncias. Lembre-se de conjugar o momento do dia (trabalho, lazer) com as condições climáticas e o efeito que você quer.

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

O que não se deve fazer ao comprar um perfume

Há certas coisas que você deve evitar quando comprar um perfume. Por exemplo, deve evitar friccionar o perfume contra a pele porque destrói a composição e esta irá evaporar mais rápido. Não se guie por marcas, nomes de perfumes ou spots publicitários: você é quem decide se está ou não confortável. Além disso, não é aconselhável aplicar o perfume se você suou, porque estraga completamente a fragrância.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Conselhos finais

Apesar da classificação e da sugestão de aromas não ser rígida (depende do gosto de cada um), há certas coisas que normalmente se costumam cumprir. Por exemplo, na utilização de fragrâncias concentradas que em um dia normal podem destoar da atividade realizada, também pode acontecer o contrário. Tenha muita atenção na hora em que perceber as notas médias já que, por exemplo, as fragrâncias cítricas e frutais podem parecer amargas e as fragrâncias fortes podem enjoá-lo e incomodá-lo.