Como perfurar um poço de água em seu quintal

Escrito por ian kelly | Traduzido por thiago albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como perfurar um poço de água em seu quintal
Economize em contas de água perfurando seu próprio poço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se sua propriedade tem solo macio, arenoso ou com cascalho sobre um lençol freático raso, existem três métodos, de boa relação custo benefício, para perfurar seu próprio poço no quintal. No entanto, essa água é somente apropriada para irrigação do gramado. Por outro lado, se o lençol freático está entre 45 a 90 metros abaixo da superfície, use um equipamento de perfuração portátil, ou contrate um empreiteiro para o projeto. Água de poço profundo geralmente é potável, desde que ela passe por alguns testes realizados em um laboratório certificado. Se isto não se confirmar, seu poço fundo deve produzir água suficiente para um sistema de irrigação sofisticado.

Outras pessoas estão lendo

Leis de zoneamento e o lençol freático

Verifique as leis locais de zoneamento antes de planejar um poço ou comprar equipamentos, pois algumas cidades não permitem poços de água de particulares. Por outro lado, se existe a permissão para poços de quintal, solicite as licenças pertinentes e peça pela localização dos tubos e cabos subterrâneos de utilidade pública em sua propriedade antes de prosseguir. Isso feito, estabeleça a profundidade aproximada para o lençol freático, verificando a profundidade dos poços nas proximidades, ou contratando um hidrologista para executar uma pesquisa de sua área.

Fixando um ponto de irrigação

Um ponto de irrigação é um tubo perfurado com uma ponta dura, que é manualmente fixado no solo. As aberturas do tubo são grandes o suficiente para permitir que a água entre, mas pequenas para manter a água com cascalho fora da tubulação. Pontos de irrigação variam em diâmetro de 3 a 5 cm, com comprimentos entre 45 e 150 cm. Após o ponto inicial ser martelado no chão, outros tubos serão conectados nas extremidades com adaptadores para este fim. Tubos são adicionados até que a extremidade perfurada penetre o lençol freático entre 60 e 180 cm. A extração do ponto de irrigação só funciona quando levados em um lençol freático fundo, 3 a 4 m abaixo do solo. Uma vez instalado, cerca de 20 litros por minuto podem ser bombeados para fora usando uma bomba de água normal ou uma bomba vertical para poços rasos.

Perfurador pneumático

Uma perfurador pneumático pode perfurar seu poço de quintal, a uma profundidade de até 30 metros. O equipamento consiste de uma pequena, mas poderosa broca, que corta através de barro endurecido e solo denso. A broca é anexado ao fim de uma câmara de expansão tubular contendo a entrada da bomba de ar, com furos na parte inferior para a água que irá fluir para o sistema. Um comprimento de 30 metros de tubo de PVC de 5 cm é anexado à porta de saída da câmara de expansão. O poço é constantemente preenchido com água de uma mangueira de jardim, até que a broca penetre o lençol freático. Ar de exaustão da broca é ejetado da câmara de expansão e para o tubo de PVC de 5 cm, formando um vácuo e sugando a água para fora durante a operação de perfuração. Um reservatório de poço, filtro e a bomba são instalados em uma laje de cimento para concluir o projeto.

Jateamento ou Método de Washboring

Jateamento ou washboring é apropriado para a produção de um poço raso, onde a distância para o lençol freático é 7 metros ou menos. Basicamente, dentes serrilhados são cortados na extremidade de um tubo PVC 40, com uma serra. Uma cabeça de broca com dois encaixes roscados de 34 polegadas é anexada ao topo do tubo com um conector rosqueado. Tubulações de mangueira são conectadas para fornecer um fluxo constante de água no tubo 40. Um cabo de madeira larga é anexado ao tubo com braçadeiras de mangueira para fornecer força de alavanca. O operador fica em uma caminhonete aberta , coloca a extremidade dentada do tubo no terreno e um auxiliar liga as tubulações de mangueira. Ele então torce o cabo de madeira para trás, para permitir que os dentes na extremidade do tubo corte o solo com a ajuda da água. Comprimentos de tubulação são adicionados até atingir a profundidade desejada. Um reservatório de poço, filtro e a bomba são instalada em uma laje de cimento para concluir o projeto.

Micro Perfuratriz

Use uma micro perfuratriz individual à diesel para perfurar um poço até 90 metros, em formações rochosas ou barrosas. Ela é equipada com energia hidráulica, para fácil manuseio e pressão sobre a broca. Uma bomba de lama poderosa é usada para bombear a lama da perfuração diretamente para s broca para acelerar a ação de perfuração, e a instalação e posicionamento são simples. Uma vez que esses equipamentos custam mais de R$ 40.000,00 você pode alugar um em lojas especializadas. Se não, você pode sempre recuperar custos ao longo do tempo alugando a máquina para seus vizinhos - ou você poderia abrir sua própria empresa de perfuração como uma fonte adicional de renda.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível