on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como perfurar seu poço artesiano com PVC

Secas, racionamentos e o custo da água podem dificultar a vida das pessoas e de jardineiros que precisam de um bom suprimento de água para irrigar seus gramados e jardins. O preço para a escavação de um poço profissional também não é muito atrativo. Um poço perfurado no quintal pode aliviar um pouco os problemas citados e diminuir o custo proibitivo. Perfure um poço raso utilizando um processo conhecido como método do esguicho, o qual utiliza canos comuns de pvc e uma fonte de água pressurizada. Este método funciona melhor em solos arenosos ou de argila que cubram formações que retêm água fresca no máximo a seis metros de profundidade, e pode ser atingido no máximo em um dia.

Instruções

Abasteça seu jardim e gramado criando seu próprio poço com canos de pvc (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

    Construindo o poço

  1. Reúna as ferramentas e materiais. Comece o trabalho com o poço ao definir uma área para sua perfuração e comece a cavar o máximo que conseguir manualmente. Sua meta é inserir um cano de pvc com diâmetro de 6 polegadas o mais fundo possível dentro da escavação feita manualmente. A cobertura externa do poço consistirá do cano de 6 polegadas de diâmetro e de fendas por volta de um metro e meio de sua parte mais baixa para servir como uma espécie de grade para o poço. Enquanto você esguicha água no poço, a cobertura do cano servirá de canal para trazer água e sedimentos para a superfície e futuramente servirá como suporte da estrutura dele.

    Loading...
  2. Prepare a parte de um metro e meio do cano que servirá de grade para o poço fazendo fendas finas com 5 cm de comprimento nos primeiros 1,20 m do cano de forma regular em toda a extensão da parte escolhida para grade, use uma serra pequena com a menor lâmina disponível. As fendas nessa grade permitirão que a água flua para o poço. Deixe a última seção da parte de baixo da grade aberta. Cascalho irá se acumular no fundo e do lado de fora da grade e permitirão que a água seja conduzida do leito para dentro da cobertura enquanto a areia e o barro forem esguichados para fora do buraco durante o processo de construção.

  3. Prepare o cano que servirá de esguicho do poço unindo um encaixe de mangueira comum em uma seção de três metros de um cano de pvc de 3/4 polegadas. Para isso utilize o cimento conforme a indicação na lata do produto. Ate um redutor de água a um cano de 3/4 e acople a outra extremidade do cano de 3 metros que servirá de sistema de esguicho para criar uma compressão. Isso aumentará a força do jato de água vindo do cano de esguicho. Quando o cimento estiver seco (alguns minutos), acople uma mangueira com o conector e ao suprimento de água pressurizada, tal como a água disponibilizada pelo serviço público da cidade, desde que ela tenha uma boa pressão.

  4. Ligue a água e comece a esguichar o poço inserindo o cano de esguicho no cano que se encontra no chão. Isso fará a água e os sedimentos subirem para a superfície. Sacuda, torça e empurre o cano para bem fundo ao mesmo tempo em que os sedimentos forem removidos pela água.

  5. Acrescente seções do cano na ponta de cada série de canos conforme você trabalha com ambos, o cano de 6 polegadas e o 3/4, conforme eles forem se aprofundando na terra. Corte o conector de 3/4 da mangueira com uma serra deixando um pedaço de cano suficiente para encaixar um acoplamento. Cimente um acoplamento a outro seguimento de cano. Reconecte o conector de mangueira a outro acoplamento. De forma similar acrescente uma seção de 1,52 metros de comprimento por 6 polegadas de diâmetro com um acoplamento e cimento de pvc quando o topo do cobertura do cano se aproximar da superfície. Lembre-se de secar cada seguimento de cano com um pano antes de aplicar o cimento de pvc para conseguir o melhor selamento.

  6. Repita o passo cinco para continuar a perfuração até não conseguir mais empurrar a cobertura do cano ou o esguicho. Quando isso acontecer é provável que você tenha atingido um leito de pedras ou uma rocha impenetrável pelo equipamento em uso.

  7. Amplie a profundidade do poço além dos 7,5 metros de material da lista, se possível, ao inserir uma seção de pvc de mais um metro e meio, conforme as instruções anteriores, até atingir o limite. Quando tiver terminado de esguichar o poço o mais fundo possível e tiver a cobertura bem firme, continue inserindo água até que ela comece a transbordar água limpa.

  8. Remova e ponha de lado o sistema de esguicho. Corte os excessos da cobertura do cano de 6 polegadas mais ou menos na altura de uns 60 centímetros da superfície. Se o limite da cobertura for menos de 60 centímetros, adicione outra seção de canos para que ele atinja o tamanho ideal. Utilize a tampa para o cano de 6 polegadas de diâmetro para fechar e proteger o poço contra a entrada de objetos.

  9. Instale a bomba submersível para poços de acordo com as instruções do fabricante pelo menos a uma altura de 30 cm do poço; se possível utilize os canos de 3/4 usados para esguichar. Encaixe uma mangueira na parte de cima do conector. Ative a bomba conectando-a em uma fonte de 110 volts. Agora você possui um bom suprimento de água para usar em irrigação. Com uso contínuo da bomba, a água do poço deve correr mais limpa enquanto os detritos são bombeados para fora. Você aprenderá a capacidade do poço se medir o tempo que ele leva para secar, se é que ele vai secar.

  10. Faça a manutenção do poço ao deixá-lo protegido contra o ambiente externo (folhas, animais, sujeira e detritos) com uma tampa bem fixada e utilizando o esguicho de água pressurizada periodicamente. Proteja o solo contra contaminações, poluição e uso descontrolado para continuar com seu estoque de água barata por alguns anos.

Loading...

O que você precisa

  • Pá ou cavadeira articulada
  • Cinco canos de pvc de 1,5 m de extensão e seis polegadas de diâmetro
  • Serra circular pequena
  • Um cano de pvc de 3 metros de comprimento e 3/4 polegadas de diâmetro
  • Três canos de pvc 1,5 m de extensão e 3/4 polegadas de diâmetro
  • Um encaixe de mangueira que sirva no cano de pvc de 3/4
  • Cimento para pvc (lata pequena)
  • Um encaixe redutor de água para pvc de 3/4 por 1/2 polegadas
  • Mangueira
  • Suprimento de água pressurizada
  • Quatro acoplamentos de tubos de pvc com 3/4 polegadas
  • Quatro acoplamentos de tubos de pvc com 6 polegadas de diâmetro
  • Panos
  • Tampa para um cano de pvc de 6 polegadas
  • Bomba submersível para poço com diâmetro de 15 centímetros
  • Escada de dois metros

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...