O que é perfusão?

Escrito por michael drwiega | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é perfusão?
O sangue flui pelo corpo, suprindo as células de nutrientes vitais e oxigênio (fitness girl image by Laser from Fotolia.com)

A partir do coração, o sangue passa por artérias e vasos de diâmetros cada vez menores se espalhando pelo corpo. Eventualmente, passa pelos menores vasos, chamados de capilares, para perfundir os tecidos constitutivos de todos os sistemas e órgãos. Dependendo de onde ocorre e de quanto tempo leva, um defeito na perfusão pode causar danos as células, prejudicar um órgão e até mesmo matar uma pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Significado

"Perfusão" é a circulação do sangue pelos tecidos, observa o “Taber’s Cyclopedic Medical Dictionary, 19th Ed.”. Se impedida, a perfusão causa uma deficiência de oxigênio nos tecidos chamada de hipóxia, segundo o livro “Human Physiology, 8th Ed.,” de Arthur Vander e sua equipe. Os casos mais comuns de hipóxia acontecem por redução de perfusão, afirmam Sue Huether e Kathryn McCance em seu livro “Understanding Pathophysiology, 2nd Ed.”

O que é perfusão?
Mesmo enquanto você dorme, todos os tecidos do seu corpo precisam de perfusão (sleep sleep image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com)

Fatores gerais

A perfusão depende da manutenção da pressão sanguínea apesar de mudanças na posição do corpo, atividade muscular e volume da circulação sanguínea. O corpo tem várias maneiras de conseguir isso, observa Huether e McCance. Porém, o estreitamento ou o bloqueio dos vasos sanguíneos e a queda brusca do volume de sangue pode abaixar a pressão a níveis perigosos.

O que é perfusão?
O sistema cardiovascular mantém o cérebro e as extremidades em perfusão constante independente da mudança de posição (cartwheel 2 image by robert fori from Fotolia.com)

Doença de Raynaud

Caracterizado pelo estreitamento dos vasos sanguíneos dos dedos dos pés e das mãos, a Doença de Raynaud exemplifica um defeito na perfusão. Geralmente desencadeada pela exposição ao frio ou sofrimento emocional, a condição desproporcionalmente afeta jovens mulheres, observa Huether e McCance. O impedimento da perfusão causa palidez (aparência pálida não saudável), entorpecimento e uma sensação de frio nos dedos.

O que é perfusão?
Contrição dos vasos causa palidez e entorpecimento dos dedos (fingers image by Vonora from Fotolia.com)

Hipotensão postural

Outro defeito de perfusão é a hipotensão postural, a qual ocorre quando levantar abruptamente diminui a pressão do sangue na cabeça. Embora o corpo tenha maneiras de compensar os efeitos da gravidade na circulação, alteração na química sanguínea, remédios, imobilidade prolongada, fome ou exaustão física podem atrapalhar esses mecanismos, observa Huether e McCance. Na hipotensão postural, a pessoa experimenta tonteiras, visão turva ou desmaio.

O que é perfusão?
Perfusão inadequada do cérebro pode causar tonteira ou visão turva (colours image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Embolia pulmonar

Para maximizar a troca de dióxido de carbono por oxigênio, o sangue deve entrar nos alvéolos e entrar em contato com o ar inalado. Em outras palavras, a perfusão deve combinar com a ventilação. Qualquer obstrução na artéria do pulmão (embolia pulmonar) irá reduzir a perfusão. Como resultado, o ar inalado não fará contato com o sangue. Esse problema poderá causar hipoxemia (diminuição da concentração de oxigênio no sangue), observa Joyce Black e sua equipe em seu livro “Medical-Surgical Nursing, 6th Ed.”

O que é perfusão?
Um descompasso entre a perfusão e a ventilação pode diminuir a concentração de oxigênio no sangue (thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com)

Derrame

No cérebro, perfusão inadequada por causar derrame. AVCs resultantes de fluxo sanguíneo obstruído constituem 83% dos derrames, observa Black. As obstruções podem consistir de placas ateroscleróticas nas paredes internas do vaso ou de coágulos que se forma em outra parte do corpo e viajam ao cérebro através da corrente sanguínea.

O que é perfusão?
Falta de perfusão no cérebro causa morte e deficiências (Röntgenbild image by Marem from Fotolia.com)

Ataque do coração

Células cardíacas aguentam falta de perfusão por mais ou menos 20 minutos antes que morte celular ocorra, de acordo com Huether and McCance. A diminuição do fluxo sanguíneo ao tecido do coração leva ao esgotamento de oxigênio, acumulação de ácidos, distúrbios dos eletrólitos e a quebra das membranas celulares. A não ser que a perfusão seja rapidamente retomada, um ataque do coração irá ocorrer, observa Huether and McCance.

O que é perfusão?
Perfusão insuficiente pode pôr em perigo, em questão de minutos, as células cardíacas (anatomy_red image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível