Mais
×

Como fazer um pergaminho para alunos da pré-escola

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os pergaminhos são papéis enrolados, contendo escritos ou imagens. Faça um rolo de aparência antiga para ser usado em uma sala de aula pré-escolar, ou como convites, ou uma nova forma divertida de ler uma história. As crianças da pré-escola podem usar um rolo de papel para uma série de atividades, tais como um acessório para uma caça ao tesouro, receber mensagens secretas ou apenas por diversão.

Instruções

Os pergaminhos tornam as atividades escolares divertidas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Pergaminho simples

  1. Coloque cinco folhas de papel com as extremidades curtas se tocando. Cole-as juntas utilizando fita adesiva transparente. Desenhe ou escreva o que quiser no papel, começando da extremidade esquerda para a direita.

  2. Coloque um tubo de papel toalha vazio na borda extrema direita dos papéis. Enrole um pouco do papel em volta do tubo. Cole o papel com a fita adesiva de forma segura no tubo.

  3. Fixe o segundo tubo de papel toalha na extremidade esquerda dos papéis.

  4. Enrole um tubo de papel de forma a deixar o papel bem apertado em volta dele. Pare quando chegar ao centro. Passe para o outro lado do pergaminho e enrole o segundo tubo até que ele atinja o ponto central.

    Pergaminho elaborado

  1. Corte um pedaço de papel kraft de cerca de 90 cm de largura e cerca de 25 cm de altura.

  2. Amasse o papel kraft cuidadosamente e em seguida alise-o. Vá trabalhando o papel até que ele esteja macio e enrugado.

  3. Faça uma xícara de chá preto com um saquinho de chá. Esprema todo o excesso de água para fora do saco de chá e em seguida esfregue-o levemente sobre o papel amassado. Umedeça o papel com o saco de chá para destacar as rugas, vire o papel e crie pequenas manchas. Deixe o papel secar completamente.

  4. Acenda uma vela na pia da cozinha e segure a borda do papel de pergaminho sobre a vela, queimando as bordas ligeiramente. Sopre a chama imediatamente. Repita em torno das bordas do papel para criar uma aparência desgastada e antiga.

  5. Pinte ou tinja as duas cavilhas de 2,5 cm e as tampas de madeira. Deixe secar completamente. Cole as tampas nas extremidades das cavilhas usando cola de madeira e deixe secar.

  6. Use fita adesiva em cada extremidade do rolo de papel para fixar as cavilhas de madeira. Enrole o papel firmemente em torno das cavilhas até que elas se encontrem no centro. Amarre o pergaminho com uma fita colorida para mantê-lo enrolado até precisar dele.

Dicas

  • Faça pergaminhos em miniatura para pré-escolares, utilizando tubos de papel higiênico ou palitos de picolé.

Aviso

  • Sempre realize a etapa de queimar as bordas do papel sobre a pia da cozinha para evitar acidentes com fogo. A pia conterá as cinzas e não é inflamável, caso a vela seja derrubada acesa sobre ela.

O que você precisa

  • Papel branco de 21 cm x 27 cm
  • 2 tubos de papel toalha
  • Fita adesiva transparente
  • Papel kraft
  • Saco de chá preto
  • Vela em um castiçal
  • Fósforos
  • 2 cavilhas de madeira, com 2,5 cm de diâmetro e 30 cm de comprimento
  • 4 tampas de madeira, de 2,5 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article