Como perguntar se a empresa está contratando

Escrito por ehow contributor | Traduzido por daniel ranieri negri
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como perguntar se a empresa está contratando
Saiba como intervir perguntando por um emprego (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Além de simplesmente caminhar até a primeira pessoa que você vê em uma empresa e perguntar: "Você está contratando?" existem algumas maneiras mais táticas para descobrir se um lugar está precisando de novos profissionais. Experimente alguns dos passos abaixo para encontrar a melhor abordagem para descobrir o status de contratação de uma empresa, tendo uma melhor chance de conseguir um emprego.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Currículo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Prepare um currículo. Se você está indo para as empresas cara a cara, fazendo ligações telefônicas para os departamentos de recursos humanos ou se inscrevendo eletronicamente, deve ter um currículo bem preparado e editado a qualquer momento. Você pode precisar preparar várias versões de um currículo, dependendo da variedade de lugares para o qual pretende aplicar.

  2. 2

    Confira o site da empresa. Embora ter o seu rosto visto em um negócio que deseja trabalhar seja uma das maneiras mais antigas e talvez mais eficazes do primeiro passo para um emprego, você vai querer estar o mais informado possível sobre a empresa antes de entrar. Veja quais são as políticas de contratação e se o site publica empregos disponíveis. Se pedir especificamente que não apareça ou ligue perguntando sobre a disponibilidade de emprego, então terá evitado irritar as pessoas responsáveis ​​pela contratação.

  3. 3

    Se você verificou o site da empresa no passo anterior e não haviam informações sobre a contratação ou nenhuma vaga publicada, então prepare-se para aparecer em pessoa. Normalmente, vista-se para o trabalho para o qual está se candidatando. Por exemplo, não há necessidade de usar um terno se está se candidatando a um cargo de instrutor de fitness e não use jeans se está aplicando para uma posição de nível executivo. Social casual é sempre uma maneira segura de se vestir se não tiver certeza ou se sabe que a empresa não liga muito para o vestuário.

  4. 4

    Leve o currículo. Nunca se sabe se o proprietário, gerente ou gestor de recursos humanos pode realmente estar disponível, ou mesmo queira falar com você no local. Ter seu currículo consigo mostra que está preparado e sério sobre a posição.

  5. 5

    Pergunte se alguém está disponível para falar sobre a contratação e disponibilidade de trabalho. Mostre entusiasmo e simpatia, mas tente não ser agressivo. Lembre-se, se está comparecendo em uma empresa sem aviso prévio, pode acabar sendo um incômodo, portanto coloque um rosto amável e compreensivo. Um jeito de perguntar se um lugar está contratando é: "Desculpe-me, meu nome é José. Gostaria de ver se é possível falar com um gerente ou alguém nos recursos humanos sobre o estado de contratação neste momento." ou "Percebi que o site mostrou algumas posições disponíveis para as quais estou qualificado. É possível falar com alguém sobre isso?" Em um ambiente mais casual, você pode soar menos formal, falando deste modo: "Estou interessado em me candidatar a um emprego aqui, poderia me informar com quem eu deveria falar sobre isso?" As perguntas podem soar um pouco prolixas, mas elas certamente caem melhor do que um simples "Você está contratando?" Lembre-se, a pessoa que encontrar na recepção ou balcão pode ser a melhor ligação para conhecer o chefe. Se você se deparar com alguém rude, pode ser que ela apenas diga: "Basta deixar o seu currículo comigo e lhe dou certeza que receberão". Pedir para falar com alguém sobre contratação lhe dá uma melhor chance de conseguir passar da porta. Demostrar paixão pela obtenção de informações sobre a contratação também ajudará. Se a recepcionista acredita que está sendo honesto, pode conseguir chamar o gerente para conversar.

  6. 6

    Faça uma chamada telefônica. Suponha que não esteja confortável com a ideia de entrar em uma empresa sem saber com quem falar. Neste caso, pode-se tentar tomar a iniciativa e chamar por um nome. Pode-se perguntar "sabe me dizer quem é responsável pela sua contratação?". Se receber um nome, quando for visitar a empresa, pode chamar diretamente pela pessoa, ou pode pedir que a mesma receba o seu currículo. Sem querer ser muito malandro, também faz parecer que os funcionários do balcão já te conheçam. Você certamente não quer dar a entender que conhece as pessoas intimamente, porque isso estraga a sua credibilidade, portanto seja cauteloso.

Dicas & Advertências

  • Vista-se para o trabalho que quer. Seja amigável e educado. Leve um currículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível