Estilo

Perguntas de entrevista para fazer a um candidato a diretor executivo

Escrito por carol deeb | Traduzido por juliana soares
Perguntas de entrevista para fazer a um candidato a diretor executivo

Dicas para escolher um diretor executivo de uma empresa

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Contratar um Diretor Executivo pode parecer uma tarefa intimidadora. Antes de entrevistar os candidatos qualificados para a vaga, uma análise detalhada da descrição de cargo deve ser feita, além da identificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessárias para o cargo. O grupo de recrutadores deve buscar candidatos em potencial, e a diretoria deve entrevistar os que foram recomendados, depois de verificados os históricos acadêmico e profissional. É responsabilidade da diretoria fazer as perguntas que determinarão quem será o melhor líder para a empresa.

Outras pessoas estão lendo

O que você acha mais desafiador quando pensa em uma liderança motivadora?

Uma das responsabilidades de um diretor executivo é certificar-se de que os gerentes estejam atingindo os objetivos de seus departamentos. Para conseguirem isso, eles precisão de direcionamento e apoio do diretor executivo. Se a pessoa que estiver ocupando esse cargo souber como motivar os demais, ele deverá mostrar isso por meio de bons resultados em empregos anteriores. O candidato deve conseguir discutir experiências e fornecer documentos que comprovem um aumento nos lucros da empresa, além da satisfação de seus subordinados em outras empresas.

Como você faria cortes no orçamento?

Às vezes, um diretor executivo precisa lidar com situações desagradáveis. Uma delas é a redução de pessoal, produtos ou serviços. Fazer cortes no orçamento é um assunto complicado e um tanto político. Em algumas empresas, uma redução nos lucros é divulgada ao público por meio de relatórios, que podem impactar nas ações da empresa. Um candidato qualificado discutirá e provará sua experiência para desenvolver políticas justas e imparciais de demissões, gerando poucas reclamações e processos judiciais. O candidato deve explicar a política de comunicação implementada durante todo o processo de cortes no orçamento e redução de pessoal.

Qual é sua abordagem para lançar um novo produto?

Embora um diretor executivo possa não estar diretamente envolvido com o desenvolvimento de produtos, todos os aspectos desse novo produto precisam ser aprovados por ele. Ele deve certificar-se de que foi feita uma pesquisa de mercado, de que os aspectos financeiros estejam dentro do orçamento e também de que ações publicitárias tenham sido desenvolvidas. Antes do lançamento do novo produto, a posição do diretor executivo é importante para criar uma certa agitação e promover pessoalmente o item. O candidato deve demonstrar habilidade e experiência para articular os benefícios de um novo produto e a crença de que irá ajudar ou mudar as vidas dos consumidores que o comprarem.

Como você lidaria com uma unidade com baixa performance?

Um novo diretor executivo pode herdar alguma unidade ou departamento com baixa performance. A diretoria normalmente fica muito interessada em saber sobre o processo que o novo diretor irá adotar para trocar a direção ou os funcionários da unidade. Um candidato qualificado responderá essa pergunta explicando que a avaliação da performance de um funcionário tem um impacto em toda a empresa e deve estar em dia. Essas avaliações devem ser revisadas atentamente e todos os funcionários com níveis pouco satisfatórios, inclusive gerentes, serão considerados responsáveis pela melhora na performance em determinado tempo. A empresa irá dar apoio e treinamento, se necessário. Os funcionários que não melhorarem até a próxima avaliação serão advertidos ou demitidos para que o departamento tenha somente funcionários motivados e qualificados.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media