Perguntas para entrevista de emprego de um gerente de laboratório

Escrito por karenna cochrane | Traduzido por laísa nascimento
Perguntas para entrevista de emprego de um gerente de laboratório
Dar orientações aos membros novos da equipe é parte do trabalho do gerente do laboratório (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os gerentes de laboratórios trabalham em laboratórios particulares, hospitais, clinicas e outras instituições de pesquisas. Entreviste cada candidato em um ambiente silencioso; monte um time de entrevistadores que possa efetivamente descobrir qual é o melhor candidato. Um especialista em recursos humanos ou em administração, junto do diretor do laboratório e de um membro da equipe médica ou clínica, são as pessoas ideais para conduzir a entrevista.

Experiência com recursos humanos

Os gerentes de laboratório supervisionam os funcionários. É importante saber que o gerente de sua organização, independente de sua especialidade, é realmente um gerente de recursos humanos, pois precisa dessa qualificação para contratar outros gerentes. Pergunte coisas como "Quantas pessoas você supervisionou em seus trabalhos anteriores?", "Como você gerencia as pessoas de maneira eficaz em seu trabalho?" e "Como você motiva a equipe de funcionários?".

Garantia de qualidade

Os gerentes dos laboratórios garantem que este está seguindo procedimentos de qualidade garantida e políticas associadas. Faça perguntas como "Como você gerencia o processo de garantia de qualidade?" e "Como você garante que seu laboratório esteja sempre produzindo resultados precisos e de qualidade?". Investigue os candidatos com perguntas que mostrem como eles lidam com desafios, como "O que você faz quando descobre que um erro foi cometido?". Estar ciente de como seu futuro funcionário lida com situações difíceis é uma parte importante do processo de entrevistas.

Habilidades de segurança

A segurança em um laboratório é algo de imensa importância. Um candidato para esse tipo de posição de gerência precisa ter conhecimentos a respeito das prática mais seguras; sucesso comprovado na implementação e promoção de uma cultura de segurança também é um ponto crítico. Pergunte aos seus candidatos, "Como você desenvolve e mantém um ambiente de trabalho seguro?" e "Como você lida com acidentes em seu laboratório? Conte-nos o que fez para se preparar para essas situações e como reagiria se algo sério acontecesse em sua responsabilidade."

Ensinar, treinar e orientar

Muitos gerentes de laboratórios devem orientar e ensinar alunos e estagiários. Eles também devem treinar novos funcionários que são contratados para cargos no laboratório ou que estejam prestando suporte a ele. Meça as capacidades de ensinar, treinar e orientar de seu candidato perguntando "O que faz de você um professor para alunos contratados?", "Por que orientar é importante nas equipes que você supervisiona?" e, finalmente, "Como você garante que cada funcionário está completamente treinado e preparado para o sucesso no trabalho?".

Conhecimento técnico

Um gerente de laboratório deve ter conhecimento técnico – geralmente esse conhecimento é obtido através da experiência de se trabalhar nesses locais como técnico ou assistente. Pergunte aos candidatos "Como você lida com equipamentos estragados e reporta problemas de TI em seu laboratório?" e "Conte-nos a respeito de quando você teve que comprar novos equipamentos com um orçamento limitado".