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Perguntas para a entrevista de líderes organizacionais

Atualizado em 23 março, 2017

Um líder organizacional é um profissional que trabalha para controlar, orientar e conduzir os funcionários em uma empresa. Os empregadores muitas vezes procuram gerentes e supervisores com qualidades e habilidades de liderança, de modo que essas qualidades devam ser discutidas e ressaltadas na entrevista. Como um empregador, você deve fazer várias perguntas para saber mais sobre o estilo de liderança do candidato, gestão de funcionários e como ele elogia os funcionários que trabalharam bem em equipe ou em projeto colaborativo.

Um líder organizacional é um profissional que trabalha para controlar, orientar e conduzir os funcionários em uma empresa (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Cumprindo os prazos

Um líder ou um gestor é responsável por gerenciar e orientar os funcionários para garantir que o prazo de um projeto seja cumprido, pois perder um prazo pode custar caro, tanto em tempo quanto em dinheiro. Você precisa garantir que o gerente que está sendo entrevistando possa facilmente atender os prazos, apesar de ter sido confrontado com as circunstâncias ou problemas imprevistos. Pergunte aos candidatos como cumprir prazos e se eles já perderam um. Deixe que eles expliquem como lidam com atrasos imprevistos e enfrentam um grupo estressante de funcionários e restrições de tempo.

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Consultando funcionários e membros da equipe

Gerentes e líderes muitas vezes tomam as decisões, mas alguns as tomam com a influência e a visão de funcionários e membros da equipe. Como um empregador, você deseja saber como o potencial do candidato faz a decisão e como os funcionários ou membros da equipe desempenham um papel na sua tomada de decisão. Um líder que toma decisões individuais sem ser um ouvinte ativo não pode ter o respeito dos funcionários ou membros da equipe, o que pode causar algumas tensões negativas no ambiente de trabalho.

Elogiando os membros da equipe

Alguns líderes elogiam os membros da equipe e funcionários quando eles realizam um bom trabalho ou desempenham um papel importante no cumprimento do prazo. Você precisa saber como o líder reconhece o trabalho duro e elogia os membros da equipe. Alguns líderes elogiam em particular, de modo que outros membros da equipe não se sintam reconhecidos, enquanto outros vão elogiar em público para usar os funcionários como exemplos principais de trabalho duro. Pergunte a ele sobre seus métodos de garantir a ausência de tensões e favoritismo no local de trabalho.

Fornecendo um exemplo

Um exemplo típico de liderança que você pode pedir a um candidato em potencial é o de fornecer um exemplo de uma situação de liderança, em que o candidato foi responsável por liderar um grupo de funcionários para cumprir um prazo. A resposta deve lhe fornecer uma informação ampla em relação ao estilo de liderança, técnicas, habilidades e capacidades.

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Referências

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