As perguntas para uma entrevista de raciocínio analítico

Escrito por jonathan lister Google | Traduzido por larissa sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As perguntas para uma entrevista de raciocínio analítico
Existem diversas ferramentas para entrevistas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Raciocínio analítico é a capacidade que uma pessoa tem de resolver problemas decifrando os componentes de uma questão para encontrar uma solução. Essa é uma habilidade essencial para muitos profissionais, como advogados, administradores e contadores. Um entrevistador pode analisar as habilidades de raciocínio analítico do candidato por meio de perguntas que exijam do candidato a relação de como resolveu problemas passados ou até mesmo como lidou com o fracasso.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades em resolver problemas

As habilidades de raciocínio analítico de um futuro funcionário devem demonstrar sua capacidade de analisar os componentes essenciais de um problema e encontrar uma solução. Para confirmar essa capacidade, o entrevistador pode pedir ao candidato que relate sobre suas experiências anteriores de trabalho, incluindo situações em que a pessoa teve que resolver problemas particularmente difíceis. O candidato deve ser capaz de analisar as partes de um problema, bem como possuir um pensamento focado no desenvolvimento de soluções. Isso mostra a capacidade de raciocínio analítico do candidato em ações passadas e como ele decide contar a história. Uma boa resposta narra a história em sequência e explica a solução, relacionando como cada faceta do problema impacta no ambiente de trabalho.

As perguntas para uma entrevista de raciocínio analítico
Observe a forma como o entrevistado narra suas experiências (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Encontrando soluções simples

Um problema aparentemente complicado no ambiente de trabalho pode ter uma solução relativamente simples. Um entrevistador pode perguntar a um candidato, como um meio de aferir a sua capacidade de raciocínio analítico, sobre um momento em que ele resolveu um problema complicado com estratégias simples. Isso pode ajudar a mostrar como o candidato decompõe um problema e não se prende a detalhes irrelevantes, percebendo o núcleo do problema. Um funcionário que trabalha focado na causa do problema pode ajudar aos outros colegas e organizar as tarefas da forma mais eficiente, resolvendo a questão rapidamente.

As perguntas para uma entrevista de raciocínio analítico
Analise como o entrevistado lida com problemas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Habilidade de processar informações

Algumas posições no mundo dos negócios, como tarefas de gestão, de contabilidade e jurídicas, exigem a capacidade de processar uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo. Uma entrevista pode envolver uma série de perguntas que envolvam dilemas no ambiente de trabalho e a assimilação de informações para determinar como um candidato prioriza tarefas. Um candidato com habilidades analíticas apropriadas deve ser capaz de ordenar as tarefas por ordem de importância e dedicar a maior parte de seu tempo a essas tarefas.

As perguntas para uma entrevista de raciocínio analítico
Um funcionário deve ser capaz de priorizar tarefas críticas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Lidando com o fracasso

A autoanálise é uma capacidade importante para qualquer funcionário bem-sucedido. Um entrevistador pode pedir que um candidato fale sobre momentos em que ele não alcançou as expectativas ou não conseguiu completar uma tarefa no tempo hábil. O candidato deve ser capaz de elencar claramente as circunstâncias do fracasso e mostrar ao entrevistador que medidas ele tomou para melhorar suas habilidades laborais, para melhor atender às expectativas no futuro. Isso demonstra não só o raciocínio analítico, mas também o foco e a iniciativa. Um candidato que culpa os outros por falhas no trabalho mostra pouca visão e, provavelmente, não realizará um bom trabalho.

As perguntas para uma entrevista de raciocínio analítico
O modo como um futuro funcionário lida com o fracasso é decisivo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível