Perguntas para entrevistar professores de inglês

Escrito por miranda morley Google | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perguntas para entrevistar professores de inglês
Prepare-se para sua entrevista escrevendo as respostas para as perguntas mais comuns (writing on a notecard image by Richard Seeney from Fotolia.com)

Se estiver procurando um trabalho como professor de inglês, você provavelmente será questionado sobre suas habilidades com o idioma, sua filosofia de ensino e suas pretensões. Antecipar as perguntas típicas e pensar anteriormente em suas respostas irá lhe ajudar a evitar o nervosismo, deixando-o preparado para qualquer entrevista, seja em uma faculdade, em uma escola pública ou privada.

Outras pessoas estão lendo

Perguntas pessoais e sobre sua experiência

Geralmente, os potenciais empregadores iniciam suas entrevistas com perguntas sobre você, sua personalidade, hobbies ou sua experiência profissional. Algumas perguntas típicas incluem: "Me conte um pouco sobre você"; "Me fale alguns de seus pontos fortes"; "Me fale um pouco sobre seus pontos fracos”; "Como você se interessou em se tornar professor?"; "O que lhe faz gostar de ser um professor de inglês?"; "Onde você planeja estar em dois, cinco ou dez anos?".

Quando essas perguntas são feitas, os potenciais empregadores estão avaliando não somente suas respostas em si, como também a forma como você as responde. Em geral, eles usam essas perguntas para reunir fatos essenciais, tais como sua experiência com ensino ou com que tipo de público você trabalha bem, além de avaliar sua personalidade e determinar se você se dará bem com os alunos. Eles também verificam se sua personalidade se enquadra com a filosofia da organização. De acordo com o site ESL Teacher Reference Desk, você deveria usar essas perguntas como uma oportunidade para discutir sobre os seus pontos fortes e especializações que não colocou no currículo. Também discuta sobre as habilidades que você possui que correspondam às expectativas, desejos ou a missão das empresas, que frequentemente as publicam nos seus respectivos websites. De acordo com Heads Up English, as empresas muitas vezes perguntam sobre o que candidato tem em mente para seu futuro para poder prever quanto tempo ele pretende ficar no emprego.

Perguntas para entrevistar professores de inglês
Esteja pronto para falar sobre você, suas habilidades e pontos a serem trabalhados (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Perguntas sobre sua filosofia de ensino

De acordo com o ESL Teacher Reference Desk, duas perguntas comuns que são feitas a professores de inglês são: "Conte-me sobre seu sucesso com o ensino" e "Qual seu método de ensino?". O site da Universidade da Califórnia também aponta outras tradicionais perguntas como, por exemplo, sobre teoria e abordagem, diversos assuntos e temáticas, avaliações, participação e resposta dos alunos. Ao respondê-las, seja o mais objetivo possível e dê exemplos sempre que puder. Os empregadores querem saber se você é ponderado e reflexivo, sendo assim, mostre que possui essas qualidades ao determinar a metodologia a ser aplicada em sua sala de aula.

Perguntas para entrevistar professores de inglês
Saber o método de ensino de um professor é extremamente importante para saber se ele se encaixa com a filosofia de ensino da escola (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Perguntas sobre tecnologia

Tanto o site da ESL Teacher Reference Desk quanto o da Universidade da Califórnia apontam que os entrevistadores frequentemente perguntam aos professores como eles utilizam os recursos tecnológicos em sala de aula e quão preparados eles estão para usá-los. Isso se deve ao fato de que muitas aulas de inglês são ofertadas online, e muitos programas de inglês como segunda língua exigem o uso de um computador ou de internet, e cada vez mais alunos preferem aprender valendo-se da tecnologia. Os empregadores querem ter absoluta certeza de que você seja capaz de trabalhar neste ambiente. Se você tiver uma ótima experiência em lidar com esses recursos tecnológicos, pense em alguns exemplos para mostrar e provar quão habilidoso você é para utilizá-los. Se não tiver muita experiência, pense em respostas que demonstrem quão disposto você está em aprender a usá-los.

Perguntas para entrevistar professores de inglês
Aprimore suas habilidades tecnológicas para saber como utilizá-las em sala de aula (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Suas perguntas

No final de muitas entrevistas, a maioria dos empregadores irá lhe perguntar se você tem alguma dúvida. De acordo com o TEFL NET, seus questionamentos podem fazer toda a diferença. Perguntar com segurança sobre informações da escola e sobre a experiência de ensino (não sobre salários ou período de férias, por exemplo) pode ajudá-lo a conseguir a vaga. Algumas das perguntas do site TEFL net referem-se à grade curricular, reuniões pedagógicas, quantidade de alunos e tamanho das salas.

Perguntas para entrevistar professores de inglês
As suas perguntas ao final da entrevista são determinantes para o empregador saber se você se encaixa no perfil da instituição (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível