Mais
×

Perguntas para entrevistar um técnico de informática

Possuir um técnico de informática competente e confiável pode poupar muitas horas de produtividade perdidas quando um computador apresenta algum problema, diz Gary Barr em seu livro "Concept Engineering". Com muitas opções disponíveis para o reparo de computadores, é importante saber quais perguntas devem ser feitas para localizar o técnico mais capacitado dentro do seu orçamento.

Quando o seu computador está com problemas, certifique-se de possuir um técnico capacitado (Mensch und Computer 4 image by Sven Rausch from Fotolia.com)

Educação

"Qual é a sua formação?". Esta questão pode fornecer algumas informações sobre a base do conhecimento de seu técnico. Ele pode, por exemplo, possuir uma graduação em engenharia eletrônica, ciências da computação, engenharia da computação e outras áreas afins. Um grau de tecnólogo é menos desejável, mas pode ser aceitável se ele for acompanhado por certificações e possuir uma boa experiência em reparação de computadores e, especificamente, na área do seu problema.

Certificações

Outra questão importante a fazer é: "Quais certificações você possui?". De acordo com Barr, existem algumas certificações importantes que o seu técnico deve possuir. Se o seu problema for com o hardware de seu computador, a certificação mínima que ele precisará para resolver o problema é o A+ ou o a de Microsoft Certified Professional.

Se o seu problema for com um produto da Microsoft, o seu técnico deverá deter um certificado do software com o qual você está tendo dificuldades (por exemplo, contrate um técnico certificado com o Microsoft Office Specialist se o seu problema for com o Microsoft Office). Se o seu problema for com a rede da Microsoft, será necessário o Microsoft Certified Systems Engineer.

Outros sistemas operacionais possuem seus métodos de certificação. Debian, Red Hat, Macintosh, Linux e Cisco são alguns exemplos de sistemas que oferecem certificações. Pergunte ao seu técnico com quais os sistemas ele está capacitado a trabalhar.

Experiência

Uma certificação atesta que um técnico de informática concluiu um curso e conseguiu passar na avaliação final. Contudo, isso não significa necessariamente que ele possui experiência suficiente para resolver o problema. Há algumas perguntas extras que devem ser feitas. Você pode começar com: "Há quanto tempo você trabalha com computadores?".

Outra pergunta importante a fazer é "Como você se mantém atualizado com as mudanças tecnológicas?", que é de extrema importância se você optar por trabalhar com as versões mais atuais de um software ou hardware.

Se os programas que são mais importantes para você são de uma indústria específica, pergunte sobre a experiência de seu técnico com esses programas.

Referências

Pergunte ao seu técnico: "Você pode fornecer referências?". Isso pode ser muito importante se os programas com o qual você está trabalhando são de uma indústria específica.

Custo

Pergunte: "Quanto você espera receber?". Se a sua entrevista for para um técnico de computador que não será seu empregado, pergunte: "Você possui uma taxa de viagem ou um valor mínimo?". Você também pode perguntar: "Quão rapidamente você pode resolver o meu problema?".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article