Perguntas para entrevistas de comportamento situacional

Escrito por anna green | Traduzido por cézar funghi
Perguntas para entrevistas de comportamento situacional
Entrevistas de comportamento situacional têm como base os feitos de um candidato (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As perguntas em uma entrevista de comportamento situacional podem parecer complicadas, mas são na realidade bem comuns e vão direto ao ponto. De fato, a maioria dos empregados encontra algum tipo de questionamento sobre o seu comportamento situacional em algum momento em suas carreiras. Em entrevistas desse tipo, empregadores pedem à candidata que conte alguma situação em que ela resolveu algum conflito no ambiente de trabalho com o objetivo de tentar prever como ela lidará com problemas similares no futuro.

Propósito

As perguntas de uma entrevista de comportamento situacional são úteis para os empregadores porque observar o comportamento passado de um candidato é melhor para se prever como será seu comportamento futuro do que especular a respeito. Além de fornecer aos empregadores uma noção clara do estilo de trabalho do candidato, essas perguntas ajudam também a quem está a procura de trabalho. Ao invés de cenários hipotéticos que fazem os candidatos pensarem em soluções imediatamente, as perguntas de comportamento situacional permitem que uma pessoa destaque seus feitos e seus métodos para a resolução de problemas na prática.

Exemplos

As perguntas de uma entrevista de comportamento situacional frequentemente pedem aos entrevistados para discutir as maneiras às quais eles lidaram com uma situação complexa ou controversa no ambiente de trabalho. Alguns exemplos de perguntas usadas em entrevistas de comportamento situacional fornecidos pela College of Brockport (ver Referências), incluem: "Fale-me de uma situação em que você teve de ser firme e falar com veemência para ter uma opinião que era importante para você ouvida", "Dê um exemplo específico de uma política à qual você seguiu mesmo não concordando" e " Dê-me um exemplo de uma situação em que você teve de tomar uma decisão rapidamente".

Preparação

Devido ao fato de que muitos empregadores em todas as indústrias usam entrevistas comportamentais de alguma forma, todos a procura de trabalho devem se preparar para abordar questões dese tipo. Para se preparar, candidatos a alguma vaga de emprego formulam histórias para "ilustrar comportamentos ou ações favoráveis, solução de problemas, planejamento ou organização" e habilidades específicas de uma dessas indústrias, de acordo com o Wellesley College Center for Work and Service (ver referências). Os candidatos devem se limitar as histórias que sejam completamente verdadeiras e nunca embelezar suas respostas.

Respostas eficazes

Quando for responder alguma pergunta em uma entrevista de comportamento situacional, é importante ser detalhado, específico e direto ao feito que pretende descrever. Para fornecer uma resposta detalhada e minuciosa, Virginia Tech Career Services (ver Referências) recomenda que você pense no acróstico "STAR", que significa "situação e tarefa", "ação" e "resultados". Resumindo, responder perguntas em entrevistas de comportamento situacional de forma eficaz significa descrever o contexto no qual o problema surgiu, detalhar a atitude que você teve de tomar e então explicar o resultado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível