Mais
×

Perguntas estratégicas de entrevista para executivos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para conseguir a vaga de gerente, prepare-se para responder a questões estratégicas de entrevista, já que deseja causar uma boa impressão no primeiro encontro com os executivos. Na entrevista, a equipe de gestão fará perguntas com a finalidade de verificar se você sabe gerenciar os funcionários e os recursos para apoiar os objetivos estratégicos.

Prepare-se para relatar problemas de gerenciamento que você tenha resolvido (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

Modelo estratégico de entrevista

Um gerente poderá iniciar a entrevista explicando esse modelo estratégico, a composição de uma comissão de especialistas no assunto e a participação individual com diferentes executivos. Em uma entrevista, pelo menos, acredita-se que a empresa usará um sistema padrão para avaliar as suas respostas e uma metodologia para cada candidato. Ouça com atenção a explicação de como serão avaliadas as suas respostas, assim como os seus detalhes.

A trajetória até o gerenciamento

Uma questão boa para entrevista é pedir-lhe que explique como se tornou um gerente no seu trabalho anterior. O livro "Ninety-Six Great Interview Questions" (96 boas perguntas para entrevistas, em tradução livre), de Paul Falcone, tem o exemplo: "Descreva como foi o seu desenvolvimento por meio das avaliações e como chegou até a posição atual na empresa ABC." Supondo que você tenha tido uma grande experiência na gestão, pode lhe ser solicitado que escolha um fato ocorrido que o marcou de forma positiva ou que fale sobre sua posição atual, ou ainda, que responda sobre outra posição que tenha conseguido no gerenciamento. Tenha em mente que o entrevistador investigará os seus exemplos com seu supervisor atual ou anterior.

Lealdade e estabilidade

Um executivo verificará o seu potencial de lealdade e estabilidade e qual seria a probabilidade de você permanecer a longo prazo na nova organização. Ao contratá-lo para uma posição gerencial, a empresa investirá em você, preparando-o para uma carreira progressiva com novas funções. Um executivo com visão lhe pedirá que explique a razão do seu desligamento em outros cargos de gestão, o motivo de não ter mencionado isso no currículo e o que levou a buscar um novo emprego, ou ainda, por que gostaria de deixar o seu emprego atual.

Perguntas fundamentadas nos problemas

Um entrevistador pode analisar como você resolveu os problemas. As questões baseadas em problemas são recursos para verificar como você, na posição de gerente e não como operário, lida com as situações na organização. Pense nos problemas que resolveu, faça uma lista e, em seguida, descreva como foram solucionados. Seu entrevistador pode apresentar-lhe uma cena com pouco tempo para que mostre uma solução e, esse fato poderá ser parecido com aquele que você vivenciou. Essa estratégia revelará uma parte do seu estilo de gerenciamento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article