Mais
×

Perguntas de matemática para crianças de 11 anos de idade

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer o seu filho de 11 anos se interessar por matemática pode ser uma tarefa difícil. Se ele não gostar da matéria, pode ser uma boa ideia transformá-la em um tipo de jogo. Crie um desafio de conhecimentos gerais, complete com prêmios ou procure sites com jogos de matemática online. Seu filho pode aprender matemática e se divertir ao mesmo tempo.

Criar um jogo de matemática pode aliviar um pouco da tensão que normalmente rodeia a matéria (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Adição

Crie uma lição de soma em termos de um jogo cronometrado de "pensar rápido". Dê ao seu filho um recibo de supermercado com o total apagado e dê 30 segundos para ele fazer a soma de cabeça. Ou, se ele estiver aprendendo frações na escola, use uma receita para demonstrar como elas podem ser usadas na vida real, e peça para ele somar as frações para descobrir como alterar uma receita para servir mais pessoas. Para um incentivo a mais, recompense-o com uma viagem a uma lanchonete ou com um ingresso de cinema.

Subtração

Em vez de dar ao seu filho aulas chatas de subtração, joguem um jogo online juntos que o obriga a controlar os recursos, como um jogo para construir uma cidade que exige que os jogadores usem tábua, pedra e metal. Esses tipos de jogos incentivam as habilidades de subtração. As perguntas a serem feitas podem incluir: "Você tem madeira suficiente para construir essa fazenda?" ou "Você terá pedras suficientes depois de construir uma segunda fazenda?" Como alternativa, incentive o seu filho a associar subtração com habilidades de dinheiro da vida real dando-o cinco reais. Diga a ele: "Você pode comprar qualquer coisa que quiser com isso, mas eu quero exatamente R$ 1,25 de troco".

Multiplicação

Algumas crianças adoram músicas repetitivas; a memorização necessária para a chamada e resposta é um desafio divertido. Baixe músicas sobre multiplicação de sites online que ofereçam chamada e resposta em valsas, marchas, chá-chá-chá e até mesmo estilos de rap. Como alternativa, jogue os jogos de memória mais antiquados, mas eficazes, de multiplicação que os seus próprios pais usavam ​​com você. Pergunte: "Quanto é 5 vezes 5?" e use o cartão de memória apenas para mostrar a resposta correta. Não se esqueça de recompensar o sucesso com algum tipo de prêmio ou privilégio, para ensinar os seus filhos que as habilidades matemáticas podem valer a pena.

Divisão

Mostre alguns sites de jogos online para o seu filho que se baseiem em problemas de divisão. Esses jogos podem assumir a forma de beisebol, jogos de fliperama, missões de aventura ou conhecimentos gerais. Normalmente, a criança não pode avançar para o próximo nível até fornecer a resposta certa. Esses jogos acompanham as respostas do seu filho, dizem automaticamente se elas estão certas ou erradas e exibem a resposta correta, se ele responder corretamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article