×
Loading ...

Perguntas e respostas para uma entrevista de emprego para um orientador educacional

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os orientadores educacionais escolares desempenham várias funções, desde ajudar os alunos no desenvolvimento pessoal até mesmo na conquista do sucesso acadêmico. Devido ao papel importante na escola, a entrevista pode ser bem intensa e durar algum tempo. Consequentemente, as pessoas que estão em busca desse emprego devem se preparar bastante para a entrevista, e parte dessa preparação inclui repassar perguntas frequentes e formular respostas adequadas para elas.

Os orientadores educacionais têm um papel importante nas vidas dos alunos (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Quais experiências você teve que capacitam você a ser um orientador educacional?

Essa pergunta corriqueira é um exemplo perfeito para mostrar que você precisa reler o seu currículo e pensar sobre as experiências profissionais antigas antes da entrevista. É possível que seja feita uma pergunta que exija que você fale sobre um emprego de dez anos atrás. Isso pode ser algo difícil de fazer sem um planejamento prévio e releitura do currículo antes da entrevista. Para se preparar de forma adequada para essa pergunta, analise o currículo e faça uma lista de desafios e conquistas para cada emprego listado. Para que, ao ser perguntando quais experiência você possui que o tornam capaz de ser um orientador educacional, você possa responder com exemplos específicos e de forma concisa.

Loading...

O que você faria se uma aluna falasse que foi tocada de forma inapropriada por um professor?

Não fique surpreso se forem feitas perguntas hipotéticas durante a entrevista. O entrevistador quer saber como você lidaria com problemas reais que possam vir a surgir. A dica para responder a esse tipo de questão é mostrar que você está engajado em uma linha de pensamento sensata. Não responda a essas perguntas de forma rápida; nesse caso, deve-se mostrar ao entrevistador que você é capaz de visualizar a situação através de todas as perspectivas e formular uma resposta bastante sensata.

Relate um problema que você teve no passado com um colega

Um orientador educacional precisa ser capaz de ter um bom relacionamento com várias pessoas, como pais, alunos, professores, diretores, membros do conselho, etc. Caso surjam perguntas sobre problemas ocorridos no passado com colegas de trabalho, você deve enfatizar que lidou com a situação de forma madura e respeitosa com todos os envolvidos no conflito. O entrevistador quer saber se você é capaz de ter um bom relacionamento com os outros funcionários da comunidade escolar e se consegue lidar de forma madura com os conflitos que possam surgir.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...