O perigo de se misturar alvejantes a produtos para lavagem de banheiros

Escrito por emily patterson | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A American Association of Poison Control Centers (Associação Norte Americana de Centros de Controle de Venenos, ou AAPCC, em tradução livre) descreve veneno como uma substância usada de forma errada, na quantidade errada, ou pela pessoa errada. Além disso, a AAPCC afirma que produtos de limpeza são os venenos mais comuns, listando o limpador de banheiro como um dos mais perigosos. Misturar alvejantes com limpadores de banheiro cria um gás venenoso que pode causar muitas reações adversas, incluindo a morte.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

O alvejante é feito de um composto químico chamado de hipoclorito de sódio. O composto mais comum de limpadores de banheiro é o ácido clorídrico. Quando esses componentes são misturados, uma reação cria o gás tóxico cloramina. Os alvejantes e limpadores de banheiro podem ser misturados de forma não intencional se o mesmo pano de limpeza for usado para vários produtos, em limpezas de superfícies com vários produtos ou ao dar descarga no vaso sanitário com alvejante depois do uso de um limpador de banheiro.

Período de tempo

O gás cloramina é criado quase instantaneamente quando o alvejante e o limpador de banheiro são misturados. os efeitos negativos para a saúde podem começar alguns minutos depois do gás dispersar no ar; o período de tempo antes dos sintomas começarem a aparecer depende da ventilação, da concentração do alvejante e do limpador e da quantidade de água presente na mistura.

Riscos

Quando misturados, o alvejante e o limpador de banheiro emitem o gás tóxico cloramina. Ele pode causar irritação de pele, olhos e nariz, vômitos, pneumonia e fluidos nos pulmões. Em concentrações mais altas, o cloreto gasoso pode irritar olhos e pele. Se a concentração for alta o suficiente, a inalação de cloramina poderá causar a morte.

Prevenção/Solução

Sempre guarde produtos de limpeza em suas embalagens originais e nunca remova suas etiquetas. Isso ajudará a reduzir o risco de misturar produtos contendo alvejante com limpadores de banheiro. Leia as etiquetas e siga as recomendações e os avisos. Considere mudar para produtos mais naturais para limpeza para reduzir o uso de compostos tóxicos.

Advertências

Leia as etiquetas de todos os produtos de limpeza para saber quais contém alvejante. Se você pode limpar uma superfície com um produto que contém alvejante ou com um limpador de banheiro, tenha certeza de que enxaguou e secou bem a superfície antes de usar outro produto. Use um pano de limpeza diferente para alvejantes e para limpadores de banheiro para impedir que eles se misturem no pano. Lave bem os panos antes de colocar na máquina de lavar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível