Perigos do azeite de oliva temperado com alho

Escrito por stacy zogheib | Traduzido por eduardo horst maidana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos do azeite de oliva temperado com alho
Fazer seu próprio azeite de oliva temperado com alho pode ser perigoso (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O azeite de oliva temperado pode ser um forma saborosa de adicionar alho aos seus pratos. Embora você possa comprar versões industrializadas, algumas pessoas tentam fazer em casa. Infelizmente, existem alguns perigos inerentes a temperar seu azeite de oliva com alho. O perigo mais significante disso é a possibilidade de adquirir botulismo, segundo o site "Health Canada".

Outras pessoas estão lendo

O que é botulismo

O botulismo é uma doença de origem alimentar causada por uma bactéria encontrada na maioria dos tipos de solo e também em várias raízes ou bulbos, como o alho. O botulismo se desenvolve em ambientes sem ar, motivo pelo qual armazenar azeite de oliva com alho caseiro em temperatura ambiente pode ser perigoso. Água junto com o alho dá suporte ao crescimento da bactéria do botulismo, que pode causar a doença. Crianças e idosos são mais susceptíveis ao envenenamento botulínico, mas qualquer pessoa pode pegá-lo.

Perigos do azeite de oliva temperado com alho
As bactérias que causam o botulismo estão presentes no solo e em várias raízes e bulbos, como o alho (Garlic image by Fat Bloke from Fotolia.com)

Sintomas do botulismo

Os sintomas do botulismo incluem visão embaçada ou dupla, fala arrastada ou dificuldade de engolir e fraqueza muscular. Em crianças, os sintomas mais comuns incluem letargia, falta de tônus muscular e má alimentação. O botulismo causa fraqueza muscular e paralisia generalizadas, e em casos graves pode causar paralisia dos músculos respiratórios, braços e pernas. Esses sintomas ocorrem tipicamente entre 18 e 36 horas após comer a comida contaminada. Felizmente, o botulismo pode ser tratado com uma antitoxina e a maioria das pessoas se recuperam da doença.

Perigos do azeite de oliva temperado com alho
Vista embaçada é um dos sinais do botulismo (street blur image by drx from Fotolia.com)

Óleo ruim

Além do potencial de desenvolver botulismo, tentar fazer azeite de oliva temperado com alho em casa pode resultar numa mistura rançosa, inutilizável. Qualquer contaminante na garrafa ou tampa pode causar isso. Mesmo esterilizar a garrafa e tampa não é garantia de que o óleo não será contaminado durante o processo de engarrafamento e que não irá causar botulismo.

Perigos do azeite de oliva temperado com alho
Azeite de oliva contaminado pode ficar com um gosto ruim (Bottle of Olive Oil image by kellykramer from Fotolia.com)

Azeites de oliva temperados seguros

Existem várias maneira de fazer azeites de oliva temperados com segurança. Para isso você deve remover toda a umidade do alho ou deixar o azeite temperado na geladeira e usá-lo em até uma semana. Se você quer inserir o sabor do alho no seu azeite de oliva, tente refogar dentes de alho com seu azeite, então retire os pedaços de alho e adicione no que você estiver cozinhando.

Perigos do azeite de oliva temperado com alho
Por segurança, retire toda a umidade do alho antes de preparar, mantenha a mistura na geladeira e use em até uma semana (Olive Oil image by elmgrover from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível