Os perigos das canecas de café de cerâmica esmaltadas

Escrito por rae casto | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os perigos das canecas de café de cerâmica esmaltadas
Pratos esmaltados podem causar intoxicação por chumbo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Antes de tomar um café na sua nova caneca de cerâmica, é bom virar a caneca de cabeça para baixo e verificar onde ela foi produzida. Se foi feita na China, é melhor testá-la para descobrir se o possui um nível de chumbo permitido.

Outras pessoas estão lendo

Perigos do chumbo

O chumbo é um metal pesado que ocorre naturalmente no meio ambiente, mas é geralmente produzido em processamento de minérios. É tóxico ao corpo humano e causa sérios danos neurológicos que resultam em desordens do cérebro, fígado e de desenvolvimento. O chumbo é especialmente perigoso para crianças e mulheres grávidas. Além disso, exposição contínua em adultos pode causar pressão alta e anemia. Intoxicação severa pode ser fatal. Envenenamento por chumbo ocorre geralmente com o passar tempo, a medida em que o elemento se acumula no corpo.

Fontes de chumbo

O chumbo pode ser ingerido a partir do pó ou ingestão de água contaminada. As pessoas podem ser expostas também através de tinta, joias de metal, atividades como o trabalho com cerâmica, retoque de mobília, produção de vidro manchado, tubulação de chumbo, comidas enlatadas importadas (por causa da solda de chumbo utilizada para selar a lata), pilhas, cortinas, cosméticos e pratos e utensílios de cozinha feitos de cerâmica esmaltada. Alguns países baniram o uso de chumbo na fabricação de produtos domésticos, tinta, cerâmica esmaltada e na tubulação de chumbo para reduzirem os níveis de exposição ao chumbo. A China é menos restritiva. Em 2007, contaminantes foram encontrados em uma série de produtos chineses, incluindo cerâmica. Isto gerou preocupação mundial. O governo chinês respondeu com uma forte regulamentação, aumentando o monitoramento e inspeções frequentes. Apesar dos esforços, histórias de envenenamento por chumbo em crianças que vivem nas proximidades de usinas de fundição ainda existiam em 2009.

Cerâmica com fonte de intoxicação por chumbo

Historicamente, coberturas de chumbo eram usadas para proteger a superfície de produtos de cerâmica e aumentar a sua durabilidade. Elas acrescentam brilho e beleza. Quando preparadas e seladas adequadamente, não apresentam nenhum risco para a saúde. No entanto, pratos com cobertura de chumbo podem se tornar tóxicos se forem queimados de maneira inapropriada ou se estiverem danificados. O chumbo passa do receptáculo para a comida ou líquido. O aquecimento do utensílio favorece ainda mais este processo, assim como comida ou bebida ácida.

Procurando por chumbo em cerâmicas

Tradicionalmente, coberturas esmaltadas eram usadas para selar a cerâmica feita à mão. Colecionadores antigos devem ficar atentos quando utilizarem porcelana de ossos ou porcelana comum - mesmo pratos e outras peças de mesa fabricadas na América. Cerâmica feita em casa e também qualquer peça que esteja lascada ou arranhada é considerada suspeita. Cerâmica asiática altamente decorada e terracota esmaltada importada do México deve ser testada antes de ser utilizada. Tenha cuidado com qualquer cerâmica com decoração em relevo pintada sobre o esmalte.

Teste do chumbo

Testes caseiros são vendido em lojas de tinta e ferragens. Estes testes são simples na detecção de níveis significantes de lixiviação de chumbo em utensílios de jantar e cozinha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível