×
Loading ...

Os perigos dos cobertores elétricos e dos campos eletromagnéticos

Atualizado em 18 julho, 2017

As pesquisas epidemiológicas chegaram à conclusão que o uso de cobertores elétricos pode afetar a saúde adversamente. Além disso, foi descoberto que esses artigos superaquecem e causam incêndios. Os campos eletromagnéticos são produzidos pelos fios de alta tensão bem como uma grande variedade e eletrodomésticos usados em casa, como computadores e fornos de micro-ondas. A superexposição a esses campos eletromagnéticos podem acarretas em sérios problemas de saúde em crianças e adultos.

Os campos eletromagnéticos podem causar câncer (Electro image by navi from Fotolia.com)

Riscos de saúde

Alguém que tenha sido exposto a quantidades excessivas de campos eletromagnéticos pode sofrer de sérios problemas de saúde. Os efeitos colaterais podem ser tumores cancerígenos no cérebro, o surgimento de leucemia, defeitos congênitos em recém-nascido, enxaquecas, problemas de funcionamento no coração e várias outras doenças. A “Environmental Protection Agency" (EPA) traçou um relatório em 1990 que concluiu que os campos eletromagnéticos eram “cancerígenos aos humanos e foram colocados no ranque dos formaldeídos, DDT, dioxinas e PCB’s”. Os fios de alta tensão produzem campos eletromagnéticos que conseguem adentrar na casa de milhares de pessoas. Ademais, também foi descoberto que os cobertores elétricos produzem um campo eletromagnético que consegue penetrar de 15 a 17 cm no organismo humano. As pesquisas epidemiológicas ligaram o uso de cobertores elétricos a abortos e o surgimento de leucemia em crianças.

Loading...

Os perigos dos cobertores elétricos

Assim como a campo eletromagnético produzido pelos cobertores elétricos, o calor criado por eles também é perigosos para algumas pessoas. As mulheres grávidas são advertidas a não usarem cobertores elétricos devido aos riscos do superaquecimento do feto, que pode acarreta em problemas sérios de saúde no bebê. Recomenda-se que as pessoas com diabetes tenham bastante cuidado aos usarem esses cobertores, pois alguns diabéticos perderam a sensibilidade nos braços e nas pernas e podem não perceber o superaquecimento do cobertor, e, consequentemente, acabar se queimando gravemente. As pessoas com marca-passo também correm risco ao usarem os cobertores elétricos, pois o calor dele pode causar arritmia cardíaca bem como a interferência no funcionamento interno do próprio marca-passo.

Perigos para a casa

O uso desses cobertores também apresenta alguns riscos para a casa. A instalação de um cobertor elétrico entre a caixa de molas e o colchão de uma cama pode atritar com o revestimento de proteção do fio elétrico, criando uma fiação eletrizada que pode causar incêndios ou eletrocussão. Deixar o cobertor sozinho e conectado à tomada pode fazer com que ele superaqueça e pegue fogo nos objetos inflamáveis ao redor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...