Os perigos de se colocar um copo de isopor no micro-ondas

Escrito por katie leigh | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os perigos de se colocar um copo de isopor no micro-ondas
Colocar um copo de isopor no micro-ondas pode ser seguro (Chris Cummings/sxc.hu)

O isopor, também conhecido como poliestireno, é um tipo de plástico feito de contas expandidas de poliestireno. Lendas urbanas se aproveitam dos possíveis efeitos colaterais e riscos à saúde associados ao fato de levar produtos de isopor ao micro-ondas. Entretanto, estudos mostraram que colocar um copo (e outros produtos) de isopor no micro-ondas pode ser seguro.

Outras pessoas estão lendo

Substâncias químicas

Quando qualquer recipiente de plástico, incluindo um de isopor, é colocado no micro-ondas, existe a possibilidade dele liberar substâncias químicas nos alimentos ou bebidas. Esse é um efeito colateral normal e pode acontecer até com um recipiente considerado seguro para micro-ondas. Essas substâncias, chamadas plastificantes, estão presentes em muitas coisas que vêm em recipientes plásticos e que nós ingerimos.

Riscos à saúde

Segundo a Harvard Medical School (Faculdade de Medicina de Harvard), a Food and Drug Administration (Administração de alimentos e substâncias) monitora todos os recipientes plásticos, incluindo os de isopor, para garantir que são seguros quando expostos à condições relacionadas à sua utilização pretendida. Isso inclui testar a quantidade de plastificantes liberados por copos de isopor que são declarados seguros para micro-ondas. Isso não significa que as substâncias químicas não migrarão para o alimento ou para a bebida durante o processo de aquecimento, mas sim que a FDA se certifica de que a quantidade transmitida esteja dentro de uma taxa razoável.

Derretendo o plástico

Um risco maior que existe quando se coloca um copo de isopor no micro-ondas é o perigo de derreter o plástico. O isopor derretido é extremamente quente e pode causar queimaduras intensas, além de ser muito difícil de limpar e, obviamente, arruina qualquer alimento ou bebida que esteja no copo.

Advertência

Ao colocar qualquer produto de isopor no micro-ondas, é importante se certificar de que ele é seguro para o aparelho antes de aquecê-lo. Se o copo não for adequado, níveis mais perigosos de plastificantes podem ser liberados no alimento ou na bebida. A FDA não testa esses copos a essa temperatura, então não há uma maneira real de saber como o plástico reagirá no micro-ondas. Esses tipos de copos também são mais propensos a derreter durante o aquecimento.

Segurança para o micro-ondas

Para sua própria segurança, é bom verificar a intenção de uso do copo antes de colocá-lo no micro-ondas. Se ele for seguro, isso deve estar impresso no fundo do copo ou em sua embalagem. Por exemplo, macarrões instantâneos geralmente vêm em recipientes de isopor seguros para o micro-ondas. Se o copo ou pacote não menciona nada sobre isso, transfira o alimento para outro recipiente antes de aquecê-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível