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Os perigos de comer atum enlatado em excesso

Atualizado em 13 junho, 2017

Embora o atum seja uma excelente fonte de proteína dietética, ácidos graxos ômega-3, iodo, ferro e vitaminas do complexo B, o consumo em excesso de atum enlatado pode causar riscos à saúde, especialmente para mulheres grávidas, mulheres que amamentam e crianças pequenas. No entanto, como o atum enlatado contém nutrientes essenciais, ele não precisa ser totalmente evitado.

O atum enlatado é geralmente seguro quando ingerido com moderação (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Desvantagens do mercúrio

O atum enlatado contém quantidades variadas de metil-mercúrio, que é uma neurotoxina conhecida. Embora o corpo excrete mercúrio lentamente ao longo do tempo, a ingestão em excesso provoca um acúmulo de mercúrio nos tecidos corporais, tais como cérebro e rins. Sintomas de exposição a longo prazo ao mercúrio incluem dormência na pele, tremores, dificuldade para andar, problemas de visão, problemas de memória, convulsões e dano de cérebro fetal quando ingerido durante a gravidez ou através do leite materno.

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Considerações sobre o bisfenol A

O bisfenol A, também conhecido como BPA, é um produto químico encontrado em latas de atum que pode potencialmente infiltrar-se nelas. O BPA afeta potencialmente de forma negativa o comportamento, o cérebro e as glândulas da próstata em fetos, bebês e crianças. No entanto, um estudo de 2014 publicado no ”Journal of Exposure Science and Environmental Epidemiology” descobriu que, apesar de consumir merenda escolar, refeições preparadas fora de casa e beber refrigerante aumente a quantidade de BPA presente na urina, a ingestão de atum enlatado não foi significativamente associada com níveis mais elevados de BPA na urina.

Preocupações sobre o nível de sódio

Embora você possa escolher o atum enlatado sem adição de sódio, muitas variedades de atum enlatado são ricas em sódio. Por exemplo, uma porção de 90 g de atum enlatado light embalado em óleo contém 354 mg de sódio. O consumo elevado de sódio dietético pode causar pressão arterial alta e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Escolher um atum light enlatado embalado em água sem sal adicionado reduz o teor de sódio para 42 mg por porção de 90 g. A Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a ingestão de sódio para menos de 1.500 mg por dia.

Porções recomendadas

Para reduzir o risco de ingestão de metil-mercúrio, BPA e sódio em excesso no atum enlatado, a quantidade consumida deve ser limitada. Devido aos efeitos negativos do metil-mercúrio no desenvolvimento fetal, a Associação Americana de Gravidez sugere que as mulheres grávidas, as que estão tentando engravidar e crianças devem evitar o atum Ahi e patudo, consumir não mais do que 540 g de atum branco enlatado ou albacora por mês e limitar o consumo de atum enlatado a 1.080 g por mês.

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Referências

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