Os perigos de congelar garrafas plásticas de água

Escrito por lee woodard | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Os perigos de congelar garrafas plásticas de água
O congelamento de água em garrafas de plástico pode ser uma das coisas mais seguras de se fazer com plástico (Muffet, http://www.flickr.com/creativecommons)

Rumores que muitos pensam ser verdadeiros se tornaram comum nos últimos anos, de que o congelamento de água em garrafas de plástico representa um perigo de saúde. Acontece que o congelamento de água em garrafas de plástico pode ser uma das coisas mais seguras de se fazer com plástico.

Outras pessoas estão lendo

Informações gerais

Nos últimos anos um e-mail que circula em toda a Internet que afirma que o congelamento de água em garrafas de plástico provoca a liberação de dioxina na água, sendo uma substância tóxica da dioxina. Para adicionar credibilidade a essa declaração, dizia-se que a informação veio de uma pesquisa na Universidade Johns Hopkins.

A Universidade Johns Hopkins não tem nenhuma pesquisa que resultou em tais achados, nem fiz a Universidade nunca liberou tal declaração.

Uma declaração do Dr. Kellogg Schwab, professor associado e diretor do Centro para Água e Saúde da Universidade Johns Hopkins, diz que a afirmação é totalmente falsa. O plástico não contém dioxina, ela é uma substância química que, se presente, é liberada durante a combustão. Dr. Schwab ainda explica que, se ocorresse qualquer coisa, o congelamento tornaria qualquer produto químico no plástico mais resistente à lixiviação na água, conforme o congelamento retarda o processo de difusão de produtos químicos.

 Os perigos de congelar garrafas plásticas de água
O plástico não contém dioxina

Preocupações

Enquanto não há nenhuma verdade sobre a lixiviação de dioxina na água congelada em garrafas de plástico, há outra preocupação referente ao plástico, mas não tem nada a ver com o processo de congelamento. Pesquisadores estão estudando os efeitos de outra substância química em muitos plásticos, chamada bisfenol A (BPA).

O Dr. Lynn Goldman, professor na Escola de Saúde Pública Bloomberg do Departamento de Ciências de Saúde Ambiental da Universidade Johns Hopkins, explica que o bisfenol A é uma das substâncias artificiais mais amplamente produzidas mundialmente, com mais de 6 bilhões de libras produzidas anualmente.

A preocupação entre os cientistas é se o BPA em plásticos penetra o alimento e líquido que toca, particularmente quando aquecido, e se assim, quais são as consequências para os seres humanos?

 Os perigos de congelar garrafas plásticas de água
Pesquisadores estão estudando os efeitos de outra substância química em muitos plásticos, chamada bisfenol A (BPA)

Teorias/especulação

Testes feitos em animais mostram que a exposição ao Bisfenol A tem resultado em algum desenvolvimento cerebral e problemas de comportamento, bem como início precoce da puberdade e alteração do desenvolvimento da próstata e glândulas mamárias. Essa exposição ocorreu no início de vida dos animais.

A quantidade de exposição ao BPA para os animais nesses estudos foi semelhante à que foi exposta a um ser humano.

Em 2008, o Programa Nacional de Toxicologia (NTP) divulgou um relatório de estudos sobre o risco de exposição humana ao Bisfenol A. O Diretor associado da NTP Dr. John Bucher afirmou, "ainda há uma incerteza considerável se as alterações observadas em estudos com animais são diretamente aplicáveis aos seres humanos e se resultam em efeitos adversos para a saúde." (Environmental Factor, Outubro de 2008)

Dr. Bucher também relatou, "Infelizmente, é muito difícil oferecer conselhos sobre como o público deve responder a essas informações."

 Os perigos de congelar garrafas plásticas de água
A quantidade de exposição ao BPA para os animais nesses estudos foi semelhante à que foi exposta a um ser humano

Recomendações

O Dr. Goldman recomendou que quem tem preocupações sobre os perigos do plástico para comidas/cozinha/garrafas deve abster-se de usar tais produtos e escolher outras alternativas.

 Os perigos de congelar garrafas plásticas de água
Dr. Goldman recomendou que quem tem preocupações sobre os perigos do plástico para comidas/cozinha/garrafas deve abster-se de usar tais produtos e escolher outras alternativas

Opiniões de especialistas

O Dr. Lynn Goldman também oferece conselhos sobre o uso de fórmula e de plástico para bebês, pois o útero e infância são os períodos de maior sensibilidade aos efeitos do BPA.

O Dr. lembra as mães que amamentação é ainda a mais altamente recomendada forma de nutrição para crianças de seis meses e mais jovens, e que o leite materno contém a menor quantidade de BPA de todos os métodos de alimentação para bebês.

A fórmula em pó é recomendada pelo Dr. Goldman sobre a fórmula líquida, usando o garrafas de vidro ou garrafas livres de BPA.

 Os perigos de congelar garrafas plásticas de água
A fórmula em pó é recomendada pelo Dr. Goldman sobre a fórmula líquida, usando o garrafas de vidro ou garrafas livres de BPA

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível