Perigos com o conserto de uma televisão

Escrito por contributing writer | Traduzido por wanderson david
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos com o conserto de uma televisão
Tenha sempre uma pessoa por perto quando tentar consertar sua televisão (tv buttons image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Quando sua televisão começa a ter problemas (qualidade de imagem destorcida, cheiro de queimado, mau funcionamento) você pode se sentir tentado a consertá-la por conta própria. A boa notícia é que muitos consertos de televisão podem ser facilmente feitos por consumidores bem informados e com ferramentas apropriadas. Infelizmente, como em qualquer outro conserto eletrônico, mexer dentro de sua televisão pode ser perigoso. Você pode piorar o problema, criar um problema novo ou se ferir gravemente.

Outras pessoas estão lendo

Diagnostique o problema

O problema da maioria dos amadores que querem consertar sua televisão por conta própria, é que tendem a abrir e mexer em tudo dentro do aparelho, simplesmente por um mínimo sinal de mau funcionamento. É importante ter alguns conhecimentos básicos primeiro, para poder diagnosticar apropriadamente o problema e considerar suas opções. Em uma TV de projeção, as imagens destorcidas são tipicamente causadas por chips de convergência ruins. Um conserto que deve custar apenas R$ 140,00 com um kit de peças que você pode adquirir online. O cheiro de queimado ou o não funcionamento de uma TV são frequentemente causados por uma fonte de alimentação defeituosa.

Regras de segurança básica

Enquanto estiver trabalhando na televisão, tenha em mente que está lidando com eletricidade perigosa. Desligue e desconecte a TV da parede. A partir desse momento, você pode achar que já é seguro começar a mexer. Porém, a voltagem elétrica ainda está circulando através da televisão e poderá levar horas para que essa energia se dissipe completamente. Para sua segurança, coloque sapatos com sola de borracha e certifique-se de que a TV está posicionada sobre uma superfície de borracha ou atapetada.

Seu corpo é um circuito

Toda eletricidade remanescente na televisão tentará encontrar um caminho de menos resistência. O objetivo é evitar que esse caminho seja seu corpo. Isso significa que executar um conserto com as duas mãos é perigosíssimo. Se tocar em alguma coisa com carga elétrica com as duas mãos, a corrente vai percorrer pelo seu corpo, incluindo seu coração, com consequências potencialmente fatais. Para evitar utilizar as duas mãos, trabalhe com sua mão dominante e mantenha a outra firme dentro do bolso da sua calça.

Áreas problemáticas

Duas peças dentro da sua televisão são particularmente perigosas: a fonte de alimentação comutada e o estágio de saída de linha. Ambos devem ser claramente marcados com etiquetas de aviso e capas protetoras, mas alguns aparelhos mais velhos não possuirão essas medidas de segurança. Se não tiver certeza da localização dessas peças, consulte os diagramas da TV inclusos no manual do usuário. Nunca toque nessas peças.

Considerações

Mesmo se você se considerar um especialista em conserto de eletrônicos, tenha sempre alguém próximo quando tentar fazer um conserto. Desse modo, se alguma coisa der errado, aquela pessoa pode entrar em contato com o serviço de emergência e auxiliá-lo em caso de ferimentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível