Perigos dos conservantes alimentícios

Escrito por angela tague Google | Traduzido por harumi miyashiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos dos conservantes alimentícios
As carnes vermelhas preservadas com nitritos mantêm uma cor rosada fresca (beef meat image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Quando crus, os alimentos perecem muito rápido. Para aumentar a vida de prateleira de produtos de mercearia, os processadores de alimentos utilizam conservantes químicos para retardar e evitar sua deterioração, de acordo com o Departamento de Administração de Drogas e Alimentos dos EUA, a FDA. Apesar de a FDA regular a utilização de conservantes, alguns produtos químicos mostraram crescimento de tumores em animais de laboratório e problemas respiratórios em seres humanos, explica o Departamento de comida e ciência e toxicologia da universidade de Idaho.

Outras pessoas estão lendo

Sulfitos

Os alimentos secos e desidratados, muitas vezes contêm sulfitos. Este tipo de conservante mantêm a aparência leve nos alimentos de cor clara - como passas ou flocos de purê de batata. De acordo com Judith E. Foulke da Revista Consumidor FDA "A FDA estima que mais de um milhão de asmáticos são sensíveis ou alérgicas aos sulfitos". Sintomas relacionados com o consumo de sulfito incluem dificuldade para respirar, urticária, dor de estômago e choque anafilático. Uma decisão da FDA em 1986 faz mandatos para os empacotadores de comidas listarem todos os conservantes químicos, incluindo sulfitos, na embalagem do produto. Naquele mesmo ano, a agência também proibiu o uso de sulfitos em alimentos como saladas de alimentos frescos em restaurantes e displays de comidas frescas em supermercados.

Perigos dos conservantes alimentícios
Conservantes ajudam a passa a manter sua cor amarelada (golden raisins image by Andrzej Wlodarczyk from Fotolia.com)

Antioxidante BHA

O antioxidante Butil hydroxyanisole freia deterioração em cereais, óleos e alimentos ricos em gordura. Quando esses alimentos entram em contato com o oxigênio, os ácidos graxos insaturados nos produtos iniciam um processo químico que leva a gostos estranhos e produtos rançosos. Quando administrado em doses elevadas, o BHA causa tumores em ratos de teste de laboratório, peixes e hamsters, de acordo com o Departamento de ciência e comida e toxicologia da Universidade de Idaho.

Perigos dos conservantes alimentícios
O BHA mantêm óleos de cozinha frescos (Bottle of Olive Oil on Table image by kellykramer from Fotolia.com)

Nitritos de sódio

Os processadores de alimentos e fabricantes tratam carnes e peixes com nitritos para preservar a cor e reduzir o crescimento de bactérias causadoras do botulismo. Quando os nitritos reagem com aminoácidos, formam nitrosaminas carcinogênicas. A FDA regula a quantidade de nitritos utilizados no processamento de alimentos, mantendo o nível de conservantes químicos abaixo do limiar para a formação de nitrosaminas. "Para estar de acordo com as boas práticas de industrialização a utilização de um agente de conservação não deve: (1) resultar em engano, (2) afetar negativamente o valor nutritivo dos alimentos, ou (3) permitir o crescimento continuado de organismos de intoxicação alimentar enquanto suprime crescimento de outras que fariam a deterioração evidente", afirma o Guia de Política de Consentimento da FDA.

Perigos dos conservantes alimentícios
Os nitritos reduzem o crescimento de bactérias nos peixes (raw fish on plate image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível