Perigos do consumo excessivo de cacau em pó

O cacau em pó é produzido depois que o grão é fermentado, torrado e moído

Image by Flickr.com, courtesy of Everjean

Já que o corpo precisa de vários nutrientes para permanecer saudável, comer qualquer coisa em excesso pode fazer mal. Apesar do cacau em pó ter antioxidantes, não é bom consumi-lo em grandes quantidades.

Riscos

O cacau em pó, usado para fazer chocolate quente instantâneo e outros produtos comerciais, frequentemente tem grandes quantidades de açúcar. O seu grande consumo pode aumentar o risco de ataque do coração, diabetes e obesidade. Ingerir grandes quantidades de cacau em pó também pode causar dores de estômago. Por isso, consuma qualquer produto à base de chocolate com moderação para manter a saúde do corpo e da mente.

Benefícios

Quando consumido com moderação, como duas colheres de sopa por dia, o cacau em pó natural pode ser saudável. De acordo com o site ProHealth.com, grãos de cacau são uma fonte natural de magnésio, assim como de antioxidantes, que promovem o fluxo saudável de sangue e contribuem para uma pressão arterial saudável.

Origem

O cacau em pó é feito a partir do grão de cacau, que cresce no cacauzeiro. De acordo com o site Hersheys.com, a Costa do Marfim, na costa oeste da África, produz sozinha 1,4 milhão de toneladas de grãos por ano.

Toxicidade

O chocolate em pó pode ser tóxico para animais

Image by Flickr.com, courtesy of Steve Jurvetson

O pó de cacau pode ser fatal para animais, como cavalos, cães, papagaios, pequenos roedores e gatos. Eles não conseguem metabolizar a teobromina e a cafeína encontradas no chocolate de maneira tão eficaz quanto os seres humanos.

Curiosidade

No século 18, o chocolate era promovido como uma cura para várias doenças, assim como um afrodisíaco. Consequentemente, era a bebida preferida no café da manhã das pessoas ricas.

eHow Brasil
×