Perigos do Hipotireoidismo

Escrito por jane williams | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos do Hipotireoidismo
Assim como qualquer outra doença, se não tratado, o hipotireoidismo pode levar a problemas de saúde adicionais (health message image by gajatz from Fotolia.com)

Sua glândula tireoide tem o formato de borboleta e está situada na frente de seu pescoço. Ela produz hormônios que controlam a forma como seu corpo usa a energia. Quando sua glândula tireoide não produz quantidades suficientes de hormônios, você está sofrendo de hipotireoidismo. Mulheres com mais de 50 anos têm um risco aumentado de desenvolver essa doença, e provavelmente há uma ligação genética a essa condição. Assim como qualquer outra patologia, se não tratado, o hipotireoidismo pode levar a problemas de saúde adicionais.

Outras pessoas estão lendo

Problemas cardíacos

Uma glândula tireoide hipoativa pode levar a altas quantidades do colesterol lipoproteína de baixa densidade (LDL) — também conhecido como colesterol "ruim" — e pode aumentar seu risco de doença no coração. Esse aumento dos níveis do colesterol "ruim" pode prejudicar a habilidade de bombeamento de seu coração, possivelmente levando a um aumento do tamanho do órgão ou à insuficiência cardíaca. A melhor forma de diminuir seu risco de problemas de coração é controlar apropriadamente seu hipotireoidismo com medicações corretas e monitorar sua ingestão do colesterol "ruim".

Bócio

Bócio ocorre quando a glândula tireoide aumenta em razão de uma estimulação constante na tentativa de secretar a quantidade necessária de hormônios. Tireoidite de Hashimoto, uma doença que pode causar hipotireoidismo, é a causa mais comum de bócio. Um bócio maior, desconfortável, pode afetar a capacidade de deglutir e respirar. Procure seu médico se você desenvolver um bócio, de modo a ter o devido diagnóstico da causa e estabeler o tratamento apropriado.

Infertilidade

Insuficiência em hormônios da tireioide pode prejudicar a fertilidade. Produção de pouco hormônio tireoidiano no corpo interfere na ovulação, ou seja, não há liberação de óvulos. Desordens autoimunes, uma das causas de hipotireoidismo, podem também interferir com a fertilidade da mulher. Tratar a doença é sempre o primeiro passo para diminuir problemas de saúde adicionais. No entanto, pode não ser suficiente recuperar a fertilidade, sendo necessárias medidas adicionais para conseguir engravidar.

Mixedema

Hipotireoidismo de longa duração, não diagnosticado, pode levar a uma rara condição, com risco de morte, conhecida como mixedema. Sintomas de mixedema incluem deterioração mental, frequência cardíaca diminuida e temperatura corporal muito baixa. O coma mixedematoso pode ocorrer em adultos mais idosos com outros problemas de saúde, como infecção ou ataque do coração, e é uma emergencia médica. Tratamento para o coma mixedematoso envolve hormônios tireoidianos endovenosos e um suporte em unidade de tratamento intensivo (UTI).

Tireoidite supurativa

Hipotireoidismo pode deixar a glândula tireoide vulnerável a uma patologia com risco de morte conhecida como tireoidite supurativa. É uma infecção rara da glândula tireoide, a qual normalmente é imune a infecções, e requer tratamento imediato se contraída. Essa condição geralmente começa de forma sutil, em conjunto com uma infecção das vias aéreas superiores. Procure ajuda médica imediatamente se sintomas adicionais como febre, dor no pescoço e dificuldade de engolir e falar aparecerem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível