Perigos da L-Carnitine

Escrito por bonnie singleton | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perigos da L-Carnitine
A L-Carnitina está disponível em comprimidos e em outras formas (health supplement pills image by weim from Fotolia.com)

A L-Carnitina é um aminoácido, um dos blocos de construção das proteínas. Ela é produzida naturalmente no corpo, pode ajudar a aumentar a taxa à qual um corpo queima a gordura, aumentar os níveis de energia e promover um coração, uma circulação e um fígado saudáveis. Como suplemento, é usada com mais frequência para perda de peso, por fisiculturistas para construir massa muscular e por atletas que praticam esportes de resistência. Embora seja geralmente segura, a L-Carnitina pode produzir efeitos secundários em alguns casos.

Outras pessoas estão lendo

Reações alérgicas

Assim como acontece com todos os suplementos, alguns indivíduos podem ter uma reação alérgica à L-carnitina. Os sintomas dessa condição podem incluir urticária, vermelhidão e comichão, inchaço da boca, lábios, garganta ou mãos, um formigamento na boca e garganta, aperto no peito e respiração ruidosa ou dificuldade para respirar.

Reações mentais e neurais

Os pacientes com mal de Alzheimer que tomaram a L-Carnitina exibiram agitação, confusão, depressão, agressão e comportamento maníaco, diz o Dr. Andrew Weil. No entanto, não é completamente claro se os efeitos são devidos à L-Carnitina ou à doença. Essa substância também aumenta o número e a intensidade das crises em pacientes com história de convulsões, de acordo com um estudo publicado em uma edição de 2001 do "Physicians Desk Reference for Nutritional Supplements".

Insônia

Doses mais fortes de L-Carnitina podem causar picos de energia que levam a dificuldades em adormecer. É recomendado que se tome a L-Carnitina no início do dia para evitar este problema.

Transtornos digestivos

Doses de 5 g ou mais de L-Carnitina por dia pode causar dispepsia, azia e diarreia, como relatado em uma edição de 2001 do "Cardiovascular Research". Esse mesmo estudo descobriu que suplementos de 3.000 mg por dia ou mais podem causar um odor corporal de peixe.

Tireoide

Embora a suplementação com L-Carnitina beneficie pacientes com hipertiroidismo, ela pode bloquear a tiroide se for tomada em doses elevadas. A maioria dos especialistas não recomenda a L-Carnitina se você tiver níveis baixos ou limítrofes de atividade tireoidiana, já que pode prejudicar a ação dos medicamentos hormonais para a tireoide.

Sistema cardiovascular

Em casos raros, principalmente com doses elevadas, a L-Carnitina pode acelerar a frequência cardíaca,causar hipertensão — ou um aumento na sua pressão arterial — e febre, de acordo com um estudo na edição de 2001 do "American Journal of Kidney Disease".

Rins

Os pacientes com doenças renais devem evitar tomar a L-Carnitina. A Food and Drug Administration (órgão americano semelhante à ANVISA) descobriu que a miastenia, ou uma fraqueza progressiva de grupos musculares, foi vista em pacientes renais em diálise que também a tomaram.

Anorexia

A L-Carnitina é muitas vezes usada para perda de peso, porque ajuda a diminuir o apetite. Se levada a extremos, pode causar uma forma de anorexia nervosa, um distúrbio alimentar que pode levar à inanição.

Interações medicamentosas

Evite tomar esse suplemento se estiver usando também o acenocumarol (Sintrom), já que ambos podem retardar muito a coagulação sanguínea. Da mesma forma, se a L-Carnitina for utilizada com uma outra medicação que retarde a coagulação, como a varfarina (cumarina), pode haver aumento dos efeitos do remédio, levando à formação de hematomas e sangramentos.

Efeitos colaterais diversos

No seu estudo publicado no "Neuropsychobiology," o Dr. Audrius Plioplys e a Dr. Sigita Plioplys constataram que os efeitos secundários menos frequentes de L-Carnitina são síndrome gripal, uma reação no local de injeção do medicamento, se for injetável, dor, faringite e dor de cabeça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível