Os perigos à saúde de paletes de plástico

Escrito por robert alley | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os perigos à saúde de paletes de plástico
Paletes são usadas para armazenar diversos tipos de produtos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Palete são usados para transportar comida, roupas, medicamentos e muitos outros produtos. De acordo com o programa americano "Good Morning America", ao menos 1.2 milhões de paletes são usados nos Estados Unidos a cada vez. Fabricantes usam dois materiais para fazer paletes: madeira e plástico. Cada material tem seus defensores, mas pesquisadores identificaram perigos à saúde específicos

Outras pessoas estão lendo

Deca

A questão dos perigos à saúde associados com os paletes de plástico surge do uso de material químico retardante de incêndio, o éter decabromodifenil, ou apenas deca. Paletes de plástico são tratados com deca para reduzir danos de fogo. De acordo com o Environmental Working Group, uma organização sem fins lucrativos que usa a informação pública para defender as causas ambientais e de saúde, o U.S. Food and Drug Administration (FDA) deve definir sua aprovação antes que a deca possa ser usada em qualquer ambiente em que entre em contato com produtos alimentícios. Em Junho de 2009, o Environmental Working Group afirmou que frutas e verduras embaladas em paletes de plástico estavam expostas à deca de modos que poderiam impregnar a comida com este produto químico.

Questões Legais

Como o Environmental Working Group apontou, os estados de Maine e Washington tomaram medidas para proibir produtos tratados com deca de entrarem nos estados. A medida no Maine foi intitulada de "Ato de Proteção às Mulheres Grávidas e Crianças contra Produtos Químicos Soltos em Casa". Estas proibições não incluem paletes plásticos tratados com deca. O Environmental Working Group queria que o FDA proibisse o uso de deca perto de alimentos. Ação a nível federal foi levada em consideração em dezembro de 2009, quando a Environmental Protection Agency (EPA) anunciou que os fabricantes de deca concordaram em cortar o uso do produto em todas as aplicações nos Estados Unidos até o final de 2013.

Problemas

De acordo com a Pallet Enterprise, uma revista interna da indústria de paletes, a legislatura do estado do Oregon passou uma norma banindo o uso de deca, assim proibindo a introdução de qualquer produto contendo Deca no Oregon a partir de 1° de janeiro de 2011. De acordo com uma reportagem da legislatura, o Oregon se tornou o quarto estado a proibir o uso de deca, após o Maine, Washington e Vermont. Os legisladores citaram estudos mostrando que o deca migra de seu hospedeiro até o ambiente e então se introduzindo nos seres humanos, onde se aloja em tecido adiposo e se quebranta em formas tóxicas. Fabricantes de paletes de plástico estão procurando uma isenção da proibição.

Impacto

Paletes de plástico com deca ainda estarão em uso até o fim de 2013 em quase todos os estados, sob a concordância voluntária entre a indústria e o EPA. Até então, como citado nas legislaturas estaduais do Maine, de Washington e do Oregon, paletes de plástico tratados com deca ainda representam uma possível ameaça a saúde, primariamente ao serem usados para transportar frutas e verduras encaminhadas sem embalagem de proteção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível