Os perigos para saúde provocados pelas panelas de alumínio anodizado duro

Escrito por karen nehama | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os perigos para saúde provocados pelas panelas de alumínio anodizado duro
Panelas de alumínio anodizado (cooking dinner image by paul mitchell from Fotolia.com)

As panelas de alumínio anodizado são feitas de alumínio banhado em uma solução de ácido que, em seguida, é exposto a uma corrente elétrica. Na fabricação é depositada uma camada de óxido de alumínio sobre a superfície das panelas e assim ocorre a anodização. As panelas anodizadas têm uma superfície muito dura, resistente à corrosão, e são bastante duráveis. O nome Calphalon geralmente é associado ao alumínio anodizado duro, mas, na verdade, trata-se do nome de uma marca muito conhecida de panelas feitas com esse tipo de material. Pelo fato de os produtos anodizados conterem alumínio, foram levantadas algumas questões sobre os perigos para a saúde que as panelas de alumínio anodizado duro podem oferecer.

Outras pessoas estão lendo

Fatos pesquisados

Em 2007, Helen Suh MacIntosh, professora da área de saúde ambiental da Universidade de Harvard, citando um estudo da Clemson University, afirmou que, embora seja verdade que se os alimentos forem cozidos em alta temperatura dentro de recipientes feitos de alumínio exista a possibilidade de ocorrer a lixiviação do material para alimentos ácidos, “a lixiviação do alumínio em alimentos ácidos não acontece nas panelas de alumínio anodizado ou processado eletroquimicamente para selar o material usado nesses utensílios”.

Os perigos para saúde provocados pelas panelas de alumínio anodizado duro
Informação (old books on a table. image by Petr Gnuskin from Fotolia.com)

Descobertas científicas

O mal-entendido sobre os utensílios de cozinha de alumínio anodizado decorre do fato de que as panelas de alumínio simples podem realmente causar a lixiviação de alumínio nos alimentos. Como afirma a professora MacIntosh: "A maioria das exposições ao alumínio ocorre através da ingestão; seja comendo ou bebendo quantidades diárias geralmente baixas, em média de 30 a 50 mg. Para uma pessoa que leva uma vida normal, a água potável, medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como antiácidos e antitranspirantes, são os maiores contribuintes para a exposição ao alumínio. Porém, as panelas feitas desse material também são uma fonte em potencial".

Os perigos para saúde provocados pelas panelas de alumínio anodizado duro
Água potável: uma fonte em potencial de exposição ao alumínio (boiling water 2 image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Considerações finais

As pesquisas da Clemson University e a análise da professora Helen Suh MacIntosh, de Harvard, concluíram que as panelas anodizadas não oferecem riscos à saúde. Por sua própria natureza, elas são fabricadas para evitar a infiltração de alumínio.

Os perigos para saúde provocados pelas panelas de alumínio anodizado duro
Produto testado (tick 6 image by chrisharvey from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível