Os perigos dos suplementos a base de iodo

Escrito por ushe tahb | Traduzido por alexandre guerra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os perigos dos suplementos a base de iodo
Os médicos recomendam, para um adulto saudável, o consumo diário de 15 mg de iodo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Iodo é uma substância necessária ao corpo humano para a glândula tireoide. Sem a quantidade de iodo suficiente, a tireoide não consegue produzir os hormônios tireoidianos, que são responsáveis pela função metabólica.

A deficiência de iodo para estimular os hormônios tireoidianos, pode acarretar em doenças curáveis, como o bócio, que é o inchaço das glândulas tireoidianas, ou em casos mais graves, danos cerebrais. Crianças que sofrem de deficiência de iodo podem ser prejudicadas no crescimento devido ao enfraquecimento das funções do metabolismo e, em adultos, essa falta pode provocar aumento de peso e cansaço.

Enquanto isso pode ser motivo de preocupação, o problema oposto, ou seja, excesso de iodo, também pode ser bastante prejudicial ao corpo humano.

O Instituto Nacional de Saúde recomenda, para um adulto saudável, o consumo de 15 miligramas de iodo por dia. Isso é possível ingerindo alimentos ricos em iodo ou tomando multivitamínicos que contenham a substância.

Outras pessoas estão lendo

Deficiência de iodo

A deficiência de iodo pode causar uma condição conhecida como hipotireoidismo, o que, basicamente, significa que sua tireoide está com baixo funcionamento e, consequentemente, que o metabolismo está lento. Em adultos, isso acarreta no aumento de peso, sensação de cansaço e morosidade, devido ao metabolismo não suprir energia suficiente para a função. Alguns profissionais recomendam suplementos de iodo, para ajudar o corpo a obter quantidade suficiente de iodo e forçar o metabolismo a voltar ao normal.

O que são suplementos de iodo?

Podem ser considerados suplementos de iodo quaisquer elementos que contenham a substância, tais como ervas (laminariales, algas marinhas) ou complementos de iodo em comprimidos. O seu corpo precisa apenas de 15 miligramas de iodo por dia. A menos que o seu médico recomende outro modo, essa quantidade é muito fácil de se obter.

Um aviso

Em tese, pode fazer sentido tomar suplementos de iodo se a sua tireoide não estiver funcionando adequadamente. Na verdade, a causa pode não ser a quantidade de iodo que você está ingerindo, mas como a sua tireoide está processando o iodo que você está se alimentando.

Iodo em excesso

Existem muitos perigos relacionados à ingestão de suplementos de iodo, especialmente caso você não consulte um médico antes, para determinar qual sua situação específica. A Clínica Mayo, explica que o problema com as condições de tireoide pode não ser a ausência de iodo em sua dieta, mas de uma falta de capacidade da sua tireoide em absorver o iodo que você está ingerindo.

Consumir mais suplementos de iodo não resolverá o seu problema e pode sobrecarregar o corpo com a substância, provocando intoxicações graves com convulsões, vômitos, delírios e outros transtornos a curto prazo. Assim como a baixa taxa de iodo pode provocar transtornos, grandes quantidades também podem causar bócio e, em casos extremos, danos permanentes no intestino e no cérebro.

Como saber mais

Uma simples análise da urina e exame da tireoide com o seu médico podem determinar o estado da tireoide e, com base nos resultados, é possível discutir opções de tratamento para a função. A maioria dos médicos recomenda o uso de hormônios ao invés de suplementos de iodo, devido a possibilidade de monitorar a função da tireoide de modo mais preciso. Se você resolver tomar suplementos de iodo, faça-o com a supervisão de um nutricionista profissional que possa monitorar quaisquer mudanças em seu corpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível