Perigos dos Utensílios de Vidro para Cozinha

Escrito por sharon o'neil Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Muitas pessoas gostam de usar utensílios de vidro por eles serem versáteis e atraentes. Porém, existem alguns perigos dos quais você deve ter consciência ao preparar comidas com esses utensílios. Tomando as precauções e os cuidados adequados, os perigos dos utensílios de vidro podem ser evitados para que eles possam ser usados com segurança.

Outras pessoas estão lendo

Os Fatos

Utensílios de cozinha feitos de vidro são usados tanto no forno quanto para cozinhar no fogão. Quando utensílios de vidro são fabricados, pequenas quantidades de materiais nocivos como chumbo, cádmio e pigmento são possivelmente usados durante o processo. Já que o vidro é um material frágil, utensílios de vidro podem se quebrar inesperadamente, resultando em pedaços de vidro perigosos.

Benefícios

Utensílios de vidro são fáceis de se limpar e podem ser aquecidos à temperaturas relativamente altas. Utensílios de vidro transparente nos permitem ver como está a comida durante o processo de preparo sem que seja necessário levantar a tampa. Partículas de comida e odores não aderem à superfície dos utensílios de vidro pelo fato deles possuírem uma superfície lisa e não porosa. Utensílios de vidro são firmes e resistentes ao desgaste e à corrosão. Fabricantes estão encontrando utilidades novas e atrativas para os utensílios de vidro. Utensílios de vidro para a cozinha estão disponíveis em diversos formatos e cores.

Considerações

Utensílios de cozinha feitos de vidro podem quebrar ou rachar quando são expostos à mudanças bruscas de temperatura, o que os submetem à um choque térmico. Utensílios de vidro também estão sujeitos a quebrar quando são deixados cair. Utensílios de vidro que são próprios para o uso no forno não são próprios para o uso nas bocas do fogão. Consumidores devem estar cientes que alguns dos componentes usados na fabricação de utensílios de vidro podem incluir chumbo e cádmio ou pigmentos com traços de chumbo. Esses materiais são nocivos se entrarem no corpo. Tome cuidado ao comprar utensílios de vidro no exterior. Nem todos os países possuem normas rigorosas sobre os níveis permitidos de chumbo, como por exemplo os EUA.

Soluções

Utensílios de cozinha feitos de vidro são seguros para cozinhar quando não contêm chumbo, ou contêm apenas traços de chumbo em níveis considerados seguros pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O risco de ferimentos causados por vidro quebrado pode ser reduzido quando cuidados são tomados para não deixar os utensílios cair e quebrar. Evite o risco de quebrar utensílios de vidro através de um choque térmico não submetendo-os à mudanças bruscas de temperatura.

Cuidados com Utensílios de Vidro para a Cozinha

Utensílios de cozinha feitos de vidro devem ser limpos com produtos leves e não abrasivos. Deixá-los de molho é bem eficaz na hora de remover alimentos queimados que estão grudados. Se houver a necessidade de esfregá-los, use esponjas de plástico ou náilon, e não de metal. Os utensílios não devem ser submetidos à mudanças bruscas de temperatura. Nunca coloque utensílios de vidro que ainda estão quentes na água até que eles estejam na temperatura ambiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível