Mais
×

É perigoso comer queijos com bolor?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Abrir a geladeira e encontrar o queijo que você comprou coberto por um mofo azul ou verde peludo é decididamente uma experiência desagradável. Pode ser possível ou não comer o queijo mofado, dependendo do tipo de queijo.

Um tipo de queijo (Image by Flickr.com, courtesy of Chris Buecheler)

Perigos do bolor

Bolores que não são parte do processo de produção do queijo podem agir como receptores de bactérias perigosas, incluindo listeria e salmonela.

Mofos bons

Alguns tipos de queijo, como o Roquefort e o queijo azul, já são mofados em seu princípio. No entanto, se você notar bolores que aparecem, diferentes do mofo natural do queijo, siga o mesmo conselho dos outros tipos de queijo.

Queijo duro

Se você encontrar o mofo em um queijo duro como parmesão ou um queijo semi-duro, como cheddar, é possível salvar o resto do queijo. Remova a parte embolorada sobre o queijo duro ou semi-duro, cortando pelo menos um centímetro em torno do mofo. Certifique-se de que a faca não toque o mofo, para que você não arrisque contaminar o restante do queijo.

Queijo mole

O U.S. Food Safety and Inspection Service (Serviço de Segurança e Inspeção Alimentar dos Estados Unidos) recomenda jogar fora queijos moles, como o cream cheese e o queijo cottage, que tenham mofo.

Queijo ralado ou picado

Queijos picados ou ralados que desenvolveram bolor também devem ser descartados. Mesmo se você tentar remover todos os pedaços mofados, há o risco de que alguns esporos de mofo permaneçam.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article